
Equipe do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), vinculado a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) da Prefeitura de Jundiaí, elaborou denúncia na Polícia Civil da cidade para apurar o ato de vandalismo no Monumento da Locomotiva – localizado na avenida União dos Ferroviários -, na última segunda-feira (5).
A locomotiva elétrica histórica, Nº 6514, que foi atingida por incêndio de causas desconhecidas, faz parte de acervo composto por 2.481 itens pertencentes ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O vagão fica em praça cercada em canteiro central da avenida dos Ferroviários.
A vistoria feita no local pela equipe do Departamento de Patrimônio Histórico identificou pequenos danos à locomotiva, porém iria realizar o boletim de ocorrência.
Inventário em fase final
Tal acervo, do qual fazem parte outras 18 locomotivas e as peças e mobiliários do Museu da Cia. Paulista e do Complexo Fepasa, encontram-se sob a guarda da UGC, que, desde 2018, trabalha na conferência de inventário criado em 2010 pela União.
A UGC esclarece também que a conferência do inventário se encontra em fase final e que poderá optar pela destinação do uso de cada item somente ao final do processo administrativo, impedido de conclusão em ano eleitoral, conforme estabelecido pela União.
A Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) informa também irá fazer o reparo nos alambrados e cadeado violados e que irá aplicar novo plano paisagístico que facilite a visibilidade para o monitoramento das forças de segurança no local, transplantando para outros espaços as palmeiras que atualmente ali se encontram.
[tdj-leia-tambem]