Profissional da VISAM vacinando um cachorro de pequeno porte enquanto a tutora o segura, durante a campanha de vacinação antirrábica em Jundiaí.
Jundiaí intensifica vacinação contra a raiva na Vila Arens com ação casa a casa (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), vinculada à Secretaria de Promoção da Saúde de Jundiaí, inicia nesta terça-feira (25) uma nova etapa da ação de combate à raiva na Vila Arens. A medida responde ao caso positivo registrado em um felino no início de novembro e busca ampliar a proteção dos animais da região.

Depois da implantação de postos avançados no bairro entre os dias 13 e 15, a equipe agora realiza vacinação casa a casa para alcançar cães e gatos que ainda não receberam a dose. A imunização é destinada a animais a partir de 3 meses de idade.

Busca ativa nas residências

Das 9h às 16h, profissionais da VISAM percorrem a área previamente mapeada pela unidade para fortalecer a cobertura vacinal no entorno do local onde o caso de raiva felina foi registrado.

Faremos uma busca ativa diretamente nas residências para aplicar a vacina nos animais que, por algum motivo, não puderam ser levados pelos tutores até os postos avançados durante os dias em que estiveram disponíveis. O objetivo é elevar a cobertura vacinal na região, especialmente nos principais arredores a partir do foco onde o caso de raiva felina foi registrado”, explica o coordenador da VISAM, o médico-veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento.

Posto fixo continua aberto para todo o município

Além da ação específica para a Vila Arens, a VISAM mantém um posto fixo de vacinação antirrábica, aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para tutores de qualquer bairro de Jundiaí.

Os interessados devem entrar em contato pelos telefones (11) 4589-6340 / 6350 para orientações e agendamento do atendimento.

Proteção essencial para pets e famílias

A raiva é uma doença grave e sem cura, reforçando a importância da vacinação anual para cães e gatos. Com a ação casa a casa e o posto fixo à disposição da população, a Prefeitura de Jundiaí busca garantir a imunização de todos os animais e evitar novos casos.