
As crianças que recebem as visitações do programa Criança Feliz participaram, nesta sexta-feira (17), de uma atividade de uma escuta especializada no Mundo das Crianças. Esta é uma das etapas que compõem a construção do Plano Municipal da Primeira Infância, contando com as participações dos grupos de diversos bairros de Jundiaí, com foco nas crianças de quatro a seis anos, inclusive crianças com deficiência, incluídas no Benefício de Prestação Continuada.
A ação foi realizada em modelos lúdicos, abordagens e em locais diversos do Mundo ao longo do dia, o objetivo é escutar e anotar as respostas das crianças sobre a identificação e suas impressões em relação a equipamentos e serviços públicos oferecidos pela Prefeitura em seus bairros, como as escolas, parques, UBS e os Centros de Referência de Assistência Social.
Os participantes foram até o parque divididos em grupos com o ônibus da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social. Após as atividades, as crianças brincam e aproveitam as instalações do Mundo, como as camas elásticas, o foguete e os chafarizes.
O programa federal Criança Feliz tem como foco principal assistir o desenvolvimento de crianças em situação de vulnerabilidade, desde o período da gestação, por meio de visitas às famílias, atualmente realizados de modo virtual por conta da pandemia. Em Jundiaí, o programa é vinculado à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio do Departamento de Proteção Social Básica.
Segundo a diretora da pasta, Cássia Carpi do Prado, “há mais de 500 famílias sendo atualmente acompanhadas pelo programa, que conta com 20 visitadores, entre estagiários de Pedagogia e Psicologia, que ficam vinculados aos seis Cras da rede municipal. Nesta série de encontros, quisemos fazer um diagnóstico do que essas crianças, foco do Plano, esperam das Políticas Públicas que afetam o seu dia a dia”.