Foto: Divulgação/Instagram
Foto: Divulgação/Instagram

É DE JUNDIAÍ! Neste final de semana, Cristian Westemaier Ribera (21), atleta do Peama Jundiaí, foi o campeão da Copa do Mundo de Esqui Cross-Country Paralímpico. A competição aconteceu em Toblach, na Itália, e o esquiador conquistou a medalha de ouro e o título mundial vencendo a prova de Sprint 1km. Cristian competiu na categoria Sitting, finalizando o trajeto em 2 minutos e 52 segundos.

O atleta de Jundiaí venceu 30 esquiadores do mundo todo, incluindo outros seis brasileiros. Junto a Cristian, subiram ao pódio Romele Giuseppe, da Itália, com 2min54s; e Bal Pavlo, da Ucrânia, com 2min57s.

Além do primeiro lugar na prova Sprint 1km, Cristian também conquistou o segundo lugar na prova de 5km, completando a corrida em 14 minutos e 15 segundos. Hoje, o atleta é número 5 no ranking mundial de esqui paralímpico.

Natural de Cerejeiras, em Rondônia, Cristian nasceu com Artrogripose múltipla congênita, doença nas articulações. Buscando tratamento para sua condição, o jovem se mudou para São Paulo ainda criança e mais tarde se tornou atleta do Peama Jundiaí.

Ribera coleciona medalhas! Além das conquistas deste final de semana, nos últimos dois anos, ganhou duas medalhas mundiais na prova de Sprint – uma prata e um bronze. De acordo com ele, essa foi a maior conquista da sua carreira. Nesta semana, ele enfrente mais uma etapa da Copa do Mundo, em Martello, na Itália.

[tdj-leia-tambem]