
Os órgãos doados pela família de um jovem de 19 anos, que teve morte cerebral após um acidente de moto, ajudaram oito pacientes a ter uma nova chance. Wesley Henrique Furlan sofreu o acidente na rua de casa, em Louveira, e teve a morte cerebral confirmada no Hospital São Vicente de Paulo, em Jundiaí.
De acordo com a mãe de Wesley, Solange Martins Furlan, o hospital entrou em contato com a família para relatar a situação do jovem e sobre a possibilidade de doação. Assim, ela e o marido se reuniram, e optaram por ajudar outras famílias.
Acidente
Encaminhado para Jundiaí, ele passou por uma cirurgia e ficou no hospital. “Muitas vezes não sabemos como reagir. Na hora da dor, não sabe o que pensar. Mas a gente coloca a cabeça no lugar e pensa na dor do próximo, porque é isso que faz a diferença. A doação de órgãos é o maior ato de amor. A gente está doando vida”, disse Solange.
A equipe do hospital realizou a coleta dos órgãos no dia 1º de fevereiro. Essa foi a primeira coleta do ano feita no hospital, onde foram recolhidos o coração, pulmões, pâncreas, fígado, rins e córneas do paciente. Todos os órgãos seguiram para Campinas e São Paulo, para pacientes que aguardam na fila do Ministério da Saúde.
“O coração continua batendo, o olho deu luz para outra pessoa. Tudo a gente para e pensa e conforta nosso coração. Nosso filho se foi, mas está só o corpo [enterrado], porque o coração continua.”