Jundiaí registra baixa umidade do ar. (Foto: Divulgação)
Jundiaí registra baixa umidade do ar. (Foto: Divulgação)

Há duas semanas sem receber uma chuva significativa, a Umidade Relativa do Ar (URA) em Jundiaí está atingindo valores mínimos abaixo do ideal. Nesta sexta-feira (4), a mínima foi de 20%, ingressando no estado de alerta, conforme informações da Defesa Civil do município.

A última chuva expressiva que atingiu o município foi no dia 21 de agosto, com cerca de 16 mm. Segundo o monitoramento realizado pela Defesa Civil, a URA vem caindo significativamente nos últimos três dias.

“Na quarta-feira (2) a URA mínima atingiu 37% (estado de Observação); na quinta-feira (3), a URA mínima foi de 25% (estado de atenção) e hoje (4) a URA mínima foi de 20%, ingressando no estado de Alesrta às 16:00”, informa o órgão.

As URAs seguem com tendência de mínima abaixo dos 30% pelo menos até a próxima terça-feira (8). “Normalmente a URA mínima diária é atingida entre as 14h e às 16h, devendo a população ficar mais atenta neste período do dia e seguir as recomendações para minimizar os efeitos da baixa umidade”, alerta.

Previsão para o feriado prolongado

A diminuição na sensação términa deverá começar apenas na próxima terça-feira (8). Entre sábado (5) e segunda-feira (7), feriado do Dia da Independência, a temperatura será na média máxima de 30ºC, com sol o dia todo e sem nuvens no céu. A noite também será de tempo aberto sem nuvens, conforme informações do site ClimaTempo.

O tempo continuará seco e sem condição para precipitação. A presença do Sol e a pouca nebulosidade garante uma sensação térmica de calor e abafado. O destaque continuará para a queda significativa da Umidade Relativa, piora na qualidade do ar nos grandes centros urbanos e o elevado risco para queimadas.

Não há previsão de chuvas para os próximos dias. Apenas na faixa leste, no período de sábado (5) até terça-feira (8), ventos úmidos que sopram do oceano em direção ao continente provocarão chuviscos isolados nas regionais, os atuais modelos meteorológicos não indicam risco para temporais.

[tdj-leia-tambem]

Queimadas

A população pode denunciar queimadas irregulares através do aplicativo da Prefeitura de Jundiaí, inclusive com o envio de fotos e geolocalização. Também é possível denunciar por telefone, via 156.

As denúncias que forem enviadas pelos munícipes, seja pelo app ou por telefone, serão direcionadas ao Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura para fiscalização e eventual autuação segundo a Lei Municipal nº 8.858, de 07 de novembro de 2017. Em caso de queimadas acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Alertas

Todo munícipe pode cadastrar seu celular, gratuitamente, para receber alertas meteorológicos da Defesa Civil via SMS. Os interessados devem enviar um SMS para o número 40199 com o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse. O munícipe cadastrado passará a receber informações e orientações a respeito da Umidade do Ar, dados sobre chuvas, além de informações com relação ao Covid-19 .

Recomendações para minimizar os efeitos da baixa URA:

  1. Suprimir exercícios físicos entre 11 e 17 horas;
  2. Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.;
  3. Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, como por exemplo, em áreas vegetadas;
  4. Consumir água à vontade;
  5. Lavar as mãos com frequência e evitar colocá-las na boca e no nariz;
  6. Aplicar soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;
  7. Evitar aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar condicionado;
  8. Manter a casa sempre limpa e arejada. O tempo seco aumenta a concentração de ácaros e poeira.
  9. Não queimar lixo nem provocar queimadas.

 

Umidade Relativa do Ar 

Classificação dos estados críticos 

30% ou mais de URA: Estado de Observação 

De 30% até 21% de URA: Estado de Atenção 

De 12% até 20% de URA: Estado de Alerta

Abaixo de 12% de URA: Estado de Emergência