Funcionário da DAE Jundiaí realizando trabalho de balanço hídrico
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A DAE Jundiaí está aprimorando a gestão dos recursos hídricos com a implementação do Balanço Hídrico, uma ferramenta que permite identificar e quantificar as perdas de água no sistema de distribuição. A iniciativa, realizada em parceria com o renomado IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) do Governo do Estado de São Paulo, visa otimizar o uso da água e garantir a preservação do recurso essencial.

O Balanço Hídrico é uma metodologia internacional que auxilia na análise e no controle das perdas de água na distribuição. Através dessa ferramenta, a empresa consegue identificar os componentes das perdas, tanto as comerciais (fraudes e ligações irregulares) quanto as físicas (vazamentos na rede). Essa informação detalhada permite direcionar ações estratégicas para a redução das perdas e o uso mais eficiente da água.

Para a realização do Balanço Hídrico, a DAE Jundiaí conta com a expertise do IPT, considerado o maior centro de pesquisas aplicadas do Brasil. Os especialistas Olga Satomi Yoshida, doutora em Estatística, e Kazuto Kawakita, mestre e doutor em Engenharia, estão à frente do projeto, trabalhando em conjunto com a equipe da DAE liderada pela gerente da área de Controle de Perdas, Fernanda Calheiros.

Funcionário da DAE Jundiaí realizam trabalho de balanço hídrico
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Objetivo da DAE Jundiaí é redução de perda de água

As perdas de água representam um desafio para os sistemas de abastecimento em todo o país. De acordo com dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), em 2021, o índice de perdas de água na distribuição no Brasil era de 40,25%, no Estado de São Paulo, 34,5% e, em Jundiaí, 33,32%. Diante desse cenário, a DAE Jundiaí tem como objetivo reduzir as perdas de água em seu sistema para níveis inferiores aos da média nacional e estadual.

Funcionário da DAE Jundiaí realizando trabalho de balanço hídrico
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Para alcançar essa meta, a DAE Jundiaí implementa diversas ações, como:

  • Pesquisas de vazamentos não visíveis: utilizando tecnologia de última geração para identificar vazamentos na rede de distribuição que não podem ser detectados a olho nu.
  • Remanejamentos e modernização da rede: otimizando a infraestrutura para reduzir as perdas por vazamentos e rupturas.
  • Implantação de Distritos de Medição e Controle (DMC) e telemetria: permitindo o monitoramento em tempo real do sistema de distribuição e a identificação rápida de falhas e vazamentos.
  • Renovação do Parque de Hidrômetros: substituindo os equipamentos a cada cinco anos para garantir a precisão da medição do consumo de água.

[tdj-leia-tambem]