Balanço hídrico da DAE Jundiaí quer reduzir perdas de água
Connect with us

Jundiaí

Balanço hídrico da DAE Jundiaí busca reduzir perdas de água na cidade

Em 2021, o índice de perdas de água na distribuição de Jundiaí era de 33,32%. A DAE Jundiaí tem como objetivo reduzir as perdas de água em seu sistema.

Published

on

Atualizado há

Funcionário da DAE Jundiaí realizando trabalho de balanço hídrico
O Balanço Hídrico é uma metodologia internacional que auxilia na análise e no controle das perdas de água na distribuição (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A DAE Jundiaí está aprimorando a gestão dos recursos hídricos com a implementação do Balanço Hídrico, uma ferramenta que permite identificar e quantificar as perdas de água no sistema de distribuição. A iniciativa, realizada em parceria com o renomado IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) do Governo do Estado de São Paulo, visa otimizar o uso da água e garantir a preservação do recurso essencial.

O Balanço Hídrico é uma metodologia internacional que auxilia na análise e no controle das perdas de água na distribuição. Através dessa ferramenta, a empresa consegue identificar os componentes das perdas, tanto as comerciais (fraudes e ligações irregulares) quanto as físicas (vazamentos na rede). Essa informação detalhada permite direcionar ações estratégicas para a redução das perdas e o uso mais eficiente da água.

Para a realização do Balanço Hídrico, a DAE Jundiaí conta com a expertise do IPT, considerado o maior centro de pesquisas aplicadas do Brasil. Os especialistas Olga Satomi Yoshida, doutora em Estatística, e Kazuto Kawakita, mestre e doutor em Engenharia, estão à frente do projeto, trabalhando em conjunto com a equipe da DAE liderada pela gerente da área de Controle de Perdas, Fernanda Calheiros.

Funcionário da DAE Jundiaí realizam trabalho de balanço hídrico
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Objetivo da DAE Jundiaí é redução de perda de água

As perdas de água representam um desafio para os sistemas de abastecimento em todo o país. De acordo com dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), em 2021, o índice de perdas de água na distribuição no Brasil era de 40,25%, no Estado de São Paulo, 34,5% e, em Jundiaí, 33,32%. Diante desse cenário, a DAE Jundiaí tem como objetivo reduzir as perdas de água em seu sistema para níveis inferiores aos da média nacional e estadual.

Funcionário da DAE Jundiaí realizando trabalho de balanço hídrico
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Para alcançar essa meta, a DAE Jundiaí implementa diversas ações, como:

  • Pesquisas de vazamentos não visíveis: utilizando tecnologia de última geração para identificar vazamentos na rede de distribuição que não podem ser detectados a olho nu.
  • Remanejamentos e modernização da rede: otimizando a infraestrutura para reduzir as perdas por vazamentos e rupturas.
  • Implantação de Distritos de Medição e Controle (DMC) e telemetria: permitindo o monitoramento em tempo real do sistema de distribuição e a identificação rápida de falhas e vazamentos.
  • Renovação do Parque de Hidrômetros: substituindo os equipamentos a cada cinco anos para garantir a precisão da medição do consumo de água.

Jundiaí

ACE Jundiaí encerra ciclo de reuniões com pré-candidatos à prefeitura da cidade

No último encontro, Associação recebeu Ricardo Bocalon (PSB) e Silas Feitosa (PRTB)

Published

on

ACE Jundiaí encerra ciclo de reuniões com pré-candidatos a prefeito
Foto: ACE Jundiaí/Divulgação

A ACE Jundiaí concluiu uma série de reuniões durante o mês de julho com os pré-candidatos à prefeitura da cidade. Esse ciclo de encontros teve como objetivo proporcionar um espaço para a apresentação das propostas de governo e responder a perguntas dos representantes da Associação Comercial Empresarial, incluindo diretoria, conselheiros, grupos de negócios e núcleos empresariais. Participação dos pré-candidatos A…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí tem queda de índice de gravidez na adolescência nos últimos cinco anos

A Prefeitura de Jundiaí oferece acompanhamento às adolescentes grávidas, com equipe de pré-natal e, quando necessário, equipes multidisciplinares para suporte psicossocial.

Published

on

Jundiaí registra queda de gravidez na adolescência
Foto: Canva

Baseada em dados dos últimos cinco anos, Jundiaí registrou queda de gravidez na adolescência. A informação é da Secretaria de Saúde da cidade. Analisando os dados por faixas etárias, observa-se a diminuição em todos os grupos: Entre 2019 e 2021, seis adolescentes de 13 anos deram à luz. Já entre 14 e 16 anos, a queda foi mais expressiva, com…

Continue Reading

Jundiaí

Temperaturas começam a subir com dias ensolarados em Jundiaí; confira a previsão do tempo

Confira a previsão do tempo para essa semana.

Published

on

Previsão do tempo mostra sol em céu azul com poucas nuvens
Foto: Canva

Nesta semana, as temperaturas devem começar a subir em Jundiaí, com previsão do tempo mostrando máxima de 27°C e dias ensolarados. Ainda assim, de acordo com o Climatempo, as mínimas devem ficar entre 12°C e 13°C, então os dias ainda terão períodos frios. Confira a previsão do tempo para Jundiaí nesta semana: Segunda-feira (22) - Sol o dia todo sem…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí é líder em Bem-Estar em ranking de Índice de Progresso Social

A categoria “Fundamentos do Bem-Estar” engloba indicadores como educação básica, infraestrutura, saúde, expectativa de vida e qualidade do meio ambiente.

Published

on

Jundiaí aérea
A cidade se destaca entre cidades de 200 a 500 mil habitantes do Brasil no Índice de Progresso Social (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A cidade de Jundiaí se destaca como referência em desenvolvimento social no Brasil, figurando na 9ª posição no ranking do Índice de Progresso Social (IPS) entre municípios com população entre 200 e 500 mil habitantes. O estudo, realizado pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Fundação Avina, Centro de Empreendedorismo da Amazônia, iniciativa Amazônia 2030, Anattá…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí recebe acervo de 5 mil itens para preservação à memória da ferrovia

O acervo inclui peças em exposição no Museu dos Ferroviários, documentos históricos e 12 veículos, entre locomotivas e vagões, situados no Espaço Expressa.

Published

on

Jundiaí recebe acervo de 5 mil itens para preservação da memória da ferrovia
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) de Jundiaí celebra a cessão de posse ao Município de um acervo ferroviário de grande importância histórica e cultural. A conquista, resultado de uma solicitação da Prefeitura feita em 2017, representa um passo fundamental para a preservação da memória da ferrovia na cidade, no estado e no país. O acervo, composto por cerca…

Continue Reading
Advertisement