Mão segurando frasco de leite
Foto: Divulgação/Banco de Leite

Nos últimos meses o Banco de Leite de Jundiaí tem enfrentado quedas no número de doações. Como a unidade atende as UTIs neonatais da cidade, a situação do estoque que diminuiu quase 30% está preocupante.

A princípio, o Banco de Leite de Jundiaí é utilizado por três hospitais e atende 15 recém-nascidos.

De acordo com a administração do Banco de Leite, o que pode ter contribuído para a queda de doações foi a mudança no número de telefone da unidade. Antes, o banco atendia pelo número 0800, porém agora atende pelo 08000-178-155. 

Marcela Bionti, coordenadora da unidade, informou que se o número de doadoras não aumentar, existe o risco de faltar leite para os bebês.

Doações

Os requisitos para a doação são: estar em boas condições de saúde e não fazer uso de nenhum medicamento que possa afetar a qualidade do leite. Além disso, a mulher deve estar amamentando e com excesso de leite.

O Banco de Leite iniciou uma nova ação, onde o leite é retirado na casa da doadora, devido à pandemia do coronavírus. Assim, a equipe da unidade vai até o local e recolhe o recipiente com a doação, sem risco de contaminação.

[tdj-leia-tambem]

Informações são do G1.