pessoa dando banho em cachorro
Foto: chalabalaphotos/Canva

O projeto de banho e tosa social em Jundiaí está prestes a sair do papel. Em maio, o Padre Júlio Lancellotti visitou a cidade a convite do mandato coletivo do Movimento Cardume. Na ocasião, assumiu o compromisso de colaborar com a iniciativa.

A proposta é oferecer treinamento para que pessoas em situação de rua possam realizar serviços de banho e tosa em animais de estimação. Dessa forma, o projeto visa promover a capacitação profissional e gerar renda para populações vulneráveis. Além disso, ao mesmo tempo garante cuidados básicos aos pets da comunidade.

Estrutura pronta para iniciar o atendimento

O container que abrigará o serviço de banho e tosa social em Jundiaí já foi entregue. Agora, a Secretaria de Assistência Social trabalha na elaboração do modelo de execução do projeto, que será conduzido em parceria com diferentes setores da sociedade civil.

Carol Lemos, integrante do Movimento Cardume, destaca: “Uma iniciativa social feita a muitas mãos, que reafirma nosso compromisso com a justiça social e com a construção de uma cidade mais humana, justa e igualitária”.

Políticas públicas que acolhem e transformam

A população em situação de rua enfrenta desafios diários, mas também possui histórias, afetos e esperanças. Segundo o Movimento Cardume, iniciativas como essa são fundamentais para garantir dignidade e combater o preconceito.