Voluntárias do Bazar do Hospital São Vicente organizam e exibem roupas em araras, em espaço solidário de doações em Jundiaí.
Voluntárias organizam com cuidado as doações que irão compor as próximas edições do Bazar (Foto: Divulgação/Hospital São Vicente)

O que hoje está sem uso em casa pode se transformar em cuidado, acolhimento e impacto social. No Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), o Bazar do Voluntariado é uma iniciativa que une a generosidade da comunidade ao fortalecimento da assistência prestada à população.

Doações que fazem a diferença

As doações são recebidas todas as quartas-feiras, das 14h às 16h30, no espaço do bazar, localizado na Rua Dr. Leonardo Cavalcanti, 350, no Centro de Jundiaí. Podem ser entregues roupas e calçados adultos e infantis, itens de cama, mesa e banho, acessórios, brinquedos, artigos de decoração, tapetes, louças e eletrodomésticos — desde que estejam em bom estado de conservação.

Após a triagem, organização e preparação realizadas pelas voluntárias, os produtos passam a integrar as próximas edições do bazar e são disponibilizados à população por valores acessíveis.

Mais do que arrecadação, uma rede de cuidado

De acordo com a supervisora de Projetos Sociais do HSV, Viviane Rasera, a ação vai além da captação de recursos. “O bazar cria uma rede de cuidado, em que a doação de hoje se transforma em benefício direto para outra pessoa amanhã. É um movimento de troca, empatia e responsabilidade coletiva”, destaca.

Com preços que variam entre R$ 3 e R$ 50, o bazar também incentiva o consumo consciente e a economia circular, estimulando o reaproveitamento de produtos e a redução do desperdício. Os pagamentos podem ser feitos em dinheiro, Pix ou cartão de débito, facilitando o acesso de todos.

Solidariedade que retorna à comunidade

Toda a renda obtida com as vendas é integralmente destinada ao Hospital, contribuindo para melhorias na estrutura e nos serviços oferecidos à população. “Cada doação e cada compra representam um gesto simples, mas com grande alcance. É a solidariedade colocada em prática”, finaliza Viviane.