
O acervo da Biblioteca Pública Municipal Professor Nelson Foot, no Complexo Argos, em Jundiaí, passa a contar com um exemplar da Bíblia Sagrada em sistema de escrita em braille, para pessoas com deficiência visual. A doação foi feita pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e foi entregue no Paço Municipal, com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado, outras autoridades e pessoas da sociedade civil.
A Bíblia em braille possui 38 volumes e pesa 40 quilos, devido ao tamanho e à complexidade, um exemplar em braille demora dois dias para ser impresso, enquanto um exemplar comum leva três segundos, segundo o coordenador de arrecadação de fundos da SBB, Nathan Barbosa. “Com a edição em braille, também estamos estimulando a alfabetização de mais pessoas nesse sistema de escrita”, pontuou.
“Acreditamos e investimos na inclusão da pessoa com deficiência, e acreditamos que, além da questão religiosa, a Bíblia é um livro histórico que agora estará à disposição de mais pessoas”, explica o prefeito Luiz Fernando. “Nossa sociedade avança sem deixar ninguém para trás, o que inclui, claro, a pessoa com deficiência.” A diretora do Departamento de Fomento à Leitura e Literatura da Gestão de Educação, Cícera Aparecida Escoura Bueno, definiu a contribuição como rica e fundamental para inclusão e acessibilidade.
Também estiveram presentes na entrega o vice-prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, o pastor Esequias Soares da Silva, o gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael, o assessor de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Marco Antonio dos Santos e, representando a pessoa com deficiência visual, Gilmar Ferreira Lima, além do vereador Antonio Carlos Albino e do pastor Clóvis José Pontes.