Flij-Cantos-e-contos-ancestrais
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Durante todo o sábado (17), a Biblioteca Municipal Prof Nelson Foot sediou a 3° Edição da Festa Literária de Jundiaí (FLIJ). Essa edição, que dura até o próximo domingo (25), marca a retomada das atividades pós-pandemia.

O engenheiro agrônomo Pedro Henrique, acompanhado da irmã, esposa e os três filhos pequenos, aproveitou com a família as diversas atividades, como a apresentação artística “Cantos e Contos Ancestrais”, com a Cia. Oya Ô, que mergulhou na história ancestral do povo africano cantando e contando a história de Dandara dos Palmares.

“Gostamos muito de acompanhar as atividades culturais da cidade, pois sempre há algo para aprender. Essa é a primeira vez que venho à FLIJ e encontramos temas que fazem refletir. Para as crianças isso também é muito importante. Eles ficaram vidrados na apresentação”, contou Pedro Henrique.

festa-literaria-de-jundiai-flij-compressed
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Ao longo dos dias, serão realizadas mesas redondas, vivências, intervenções poéticas, sarau, bate-papo, workshop, exposição, palestra, recreação, jogos e brincadeiras literárias, vendas de livros com autores locais, além de concurso de Cosplay. Serão promovidas atividades descentralizadas na Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo CEU das Artes) e na Praça Governador Pedro de Toledo.

“A nossa ideia é fazer intervenções artísticas e literárias com temas que abordem a cultura negra e a diversidade. É um espaço aberto para a reflexão, com temas muito importantes para os dias atuais. Além disso, mostra a frequência de atividades realizadas pela Unidade de Gestão de Cultura”, afirma o Diretor de Cultura, João Carlos de Luca.

A 3ª FLIJ é uma realização da UGC, em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural de Jundiaí (CMPC), com a promoção Cultura – Fundação Padre Anchieta e com a TVTEM. O patrocínio é da livraria Leitura.

[tdj-leia-tambem]