Sagui-caveirinha sobre o tronco de uma árvore, com rosto claro e cabeça alaranjada, em meio à vegetação densa da Serra do Japi.
2º Colóquio Científico debate conservação do sagui-caveirinha na Serra do Japi nesta segunda-feira, 24 de novembro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A preservação da biodiversidade na Serra do Japi será o foco do 2º Colóquio Científico, realizado nesta segunda-feira (24), às 15h, na Plenária da Câmara Municipal de Jundiaí. Organizado pela Fundação Serra do Japi em parceria com a Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente da Câmara, o encontro apresentará novos dados sobre a distribuição e as ameaças enfrentadas pelo sagui-caveirinha, espécie nativa e essencial para o equilíbrio ecológico local.

Pesquisa revela distribuição e risco de hibridização

O colóquio traz o tema “O Sagui-Caveirinha na Serra do Japi: Distribuição na Reserva Biológica e a Ameaça da Hibridização”, com destaque para o trabalho desenvolvido por Aline Croce, mestra em Biologia. A pesquisa, realizada com apoio de Mabel Sánchez Palacios, doutoranda em Ecologia, e orientação da Profa. Dra. Eleonore Zulnara Freire Setz, analisa as diferentes paisagens da Reserva Biológica e identifica fatores ambientais que influenciam a presença do sagui-caveirinha.

Aline explica que, além de mapear a distribuição da espécie, o estudo identifica áreas de possível hibridização com o sagui-de-tufo-preto, uma das principais ameaças à conservação. “A pesquisa amplia o conhecimento sobre a ecologia do sagui-caveirinha e ajuda a destacar a importância da Serra do Japi para a conservação da biodiversidade local. As entrevistas com moradores também trouxeram percepções valiosas para orientar estratégias de proteção”, afirma.

Para a pesquisadora, o encontro reforça o caráter colaborativo das ações na Serra. “É uma iniciativa muito importante para compartilhar o que está sendo produzido academicamente e fortalecer a valorização da Serra do Japi.”

Serra do Japi como patrimônio natural

O superintendente da Fundação Serra do Japi, Flávio Gramolelli Jr., destaca que o evento fortalece o compromisso da cidade com o meio ambiente. “A Serra do Japi é um patrimônio natural de todos os jundiaienses. Ao incentivar estudos e abrir espaço para diálogo, ampliamos a compreensão sobre nossa fauna e fortalecemos as políticas públicas de preservação.”

Evento aberto ao público

Aberto ao público, o 2º Colóquio Científico integra uma série de ações da Fundação Serra do Japi voltadas à educação ambiental e à divulgação de pesquisas que auxiliam na proteção desse importante remanescente de Mata Atlântica. A iniciativa busca aproximar ciência, comunidade e poder público, estimulando o engajamento social na preservação da Serra.