
Com o objetivo de oferecer informações importantes para consumidores e fornecedores durante a Black Friday, o Procon Jundiaí, em parceria com a Fundação Procon/SP, realizará uma ação de orientação nesta sexta-feira (8), das 9h às 16h, na Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz). A iniciativa contará com a presença de especialistas em defesa do consumidor, proporcionando suporte valioso para um consumo mais seguro e consciente.
O foco principal da ação é informar e conscientizar os consumidores, incentivando a tomada de decisões de compra conscientes e evitando aquisições desnecessárias. A expectativa é que essas orientações ajudem a reduzir problemas e reclamações, comuns no período de compras intensas.

Segundo Alexandre Hönigmann, procurador do Município de Jundiaí e chefe da Procuradoria de Assuntos de Cidadania, uma das principais reclamações na Black Friday, ocorre quando os fornecedores anunciam produtos sem a devida garantia de estoque.
“Às vezes os fornecedores, ou seja, as empresas, ofertam mais produtos que possuem em estoque, gerando atraso na entrega ou, muitas vezes, cancelando a compra ou nem entregando o produto”, explica.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos
Dicas de preparação para a Black Friday
Durante o evento, consumidores e lojistas terão suporte direto do Procon para esclarecer dúvidas. Apesar de o Procon ser um órgão voltado ao apoio dos consumidores, os lojistas também poderão aproveitar a oportunidade para resolver questões relacionadas a práticas comerciais e direitos.
“O serviço que estará acontecendo em diferentes regiões do Estado é gratuito. Vale ressaltar que o público é sempre diverso, mas o perfil do consumidor que mais demanda a intervenção do Procon são aqueles que se utilizam de serviços ou compras on-line.”
Dicas para comprar com segurança na Black Friday
Para que a Black Friday seja segura e vantajosa, o Procon-SP compartilha as seguintes dicas:
- Avalie a necessidade da compra: Pergunte-se se a compra é realmente necessária neste momento.
- Pesquise os preços antecipadamente: Alguns lojistas podem aumentar os preços dias antes da Black Friday e, depois, retornar ao valor original, simulando um desconto. Por isso, verifique o histórico de preços.
- Cuidado com sites falsos: Compre apenas em sites seguros e, ao utilizar o cartão de crédito, prefira o ‘cartão virtual’ oferecido por alguns bancos.
- Verifique o prazo de entrega: Confirme o prazo de entrega no momento da compra e tenha esse detalhe registrado em algum documento.
- Exija a nota fiscal: A nota fiscal é fundamental para garantir seus direitos e serve como documento oficial para reclamações e garantias.
- Confira o valor e as parcelas: Certifique-se de que o valor cobrado corresponde ao que foi oferecido, incluindo o valor das parcelas.
Campanha de orientação ao longo de novembro
Para reforçar a conscientização dos consumidores, o Procon-SP está divulgando nas redes sociais, durante todo o mês de novembro, diversos materiais informativos. Esses conteúdos incluem vídeos, cards, dicas e recomendações para que os consumidores possam se proteger de golpes e ofertas enganosas, que tendem a aumentar no período de alta demanda.
[tdj-leia-tambem]