
O ex-bombeiro de Jundiaí, sargento Augusto Carlos Cassaniga, foi surpreendido nesta segunda-feira (27) com a ligação do presidente da República, Jair Bolsonaro, pelo aniversário de 80 anos, completados no sábado (25).
A ligação foi transmitida em redes sociais do presidente. “Nunca esperava receber a ligação de um presidente em meu aniversário de 80 anos”, respondeu o jundiaiense.
Bolsonaro parabenizou o ex-bombeiro pelo aniversário e também lembrou da atuação de Cassaniga no incêndio do edifício Joelma, em 1974. Na época, o jundiaiense fazia parte do Comando de Operações Especiais, da tropa de paraquedistas do Exército, e foi o primeiro a chegar ao telhado do prédio, saltando de um helicóptero. “É um herói”, elogiou Bolsonaro.

Herói do Joelma
Um dos maiores edifícios da cidade de São Paulo, com 25 andares, e em 1974 um incêndio resultou na morte de 187 pessoas, além de mais de 300 feridas.
Na época, Cassaniga era solteiro e morava no COE. Ele e outros companheiros foram convocados para resgatar as vítimas e o ex-bombeiro se ofereceu para ir ao Joelma em um helicóptero e saltar no topo do prédio.
As cenas foram documentadas e o trabalho de Cassaniga naquele dia renderam-lhe diversas homenagens desde então. A mais recente, a ligação de um presidente da República.