Parte da turma da professora Irenilda trouxe o resultado de suas expedições com a moldura de observação da natureza e do kit de descobertas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)
Parte da turma da professora Irenilda trouxe o resultado de suas expedições com a moldura de observação da natureza e do kit de descobertas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Sentados em roda, os alunos da professora Irenilva Rodrigues, do Grupo 02 da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Maria Aparecida Congilio, no Jardim Novo Horizonte, apresentaram aos colegas o resultado de suas expedições em famílias no fim de semana pela programação do “BrincAR LIVRE”. Na atividade desta segunda-feira (19), eles apresentaram suas descobertas feitas com a moldura da campanha Pé de Infância, através da qual observaram a natureza, e as amostras coletadas e trazidas em seus kits de descobertas.

CONFIRA AS AÇÕES DO ‘BRINCAR LIVRE’ JÁ REALIZADAS

Como explica a diretora da unidade escolar, Thailana Matias, “a proposta foi de estimular que as famílias conduzissem uma observação da natureza com as crianças, em espaços como os quintais das casas, praças e parques, para que, em seguida, elas fizessem descobertas, coletassem esses materiais e trouxessem para a escola, para socializar com os amigos na segunda-feira”, comentou.

Um dos alunos foi o participativo Gabriel Lopes Leandro. “Eu trouxe semente de jatobá, graveto, folhas vermelhas, sementes de tamarindo e pedrinhas. Tudo o que coletei com o papai, a mamãe e o Gui (irmão), em um parquinho longe, aonde fomos a pé”, compartilhou Gabriel que, ao final da apresentação levou seus objetos para observação no microscópio da sala.

Expedição em família

Acompanhada do papai e da mamãe, Gabriela Honorato Juliano, também fez a sua expedição em família em um parquinho. “Eu trouxe folhas de árvores e uma ‘folha de passarinho’””, nome que a pequena deu a uma pena branca de ave que encontrou. “Aproveitei para subir nos brinquedos do parque e numa árvore”, comentou Gabriela, que coletou ainda uma semente de jatobá inteira e uma partida ao meio, para compartilhar com os amigos da sala o aroma peculiar do vegetal.

(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Para a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, a proposta vai ao encontro do trabalho que já vem sendo desenvolvido pela rede. “O modelo de desemparedamento da escola, em Jundiaí, tem se tornado cada vez mais uma referência e estas ações do ‘BrincAR LIVRE’ vêm para se somar a esta iniciativa exitosa. Quando a escola propõe que as famílias levem suas crianças para uma expedição na natureza, incentivamos não somente a brincadeira e a criação de vínculos dos nossos meninos e meninas com seus cuidadores, como também o pertencimento da população com os equipamentos público, como as praças e jardim, por meio da ocupação desses espaços”.

BrincAR LIVRE

Proposta pela Urban95, rede da qual o Município faz parte, e viabilizada pela Allma Hub Criativo, o “BrincAR LIVRE” consiste em uma série de ações de incentivo –  às crianças, seus familiares e demais cuidadores – para o brincar livre e o contato com a natureza.

(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

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