
Jundiaí é conhecida como a Terra da Uva, em virtude de sua grande produção da fruta e da espécie niágara rosada, encontrada na cidade pela primeira vez em 1933, nos vinhedos do viticultor Antonio Carbonari. Atualmente, além de famosa pela uva, a cidade também é destino turístico por conta da sua produção de vinhos. Para encerrar as comemorações do Dia do Vinho (celebrado no primeiro domingo de junho), a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), por meio do Departamento de Fomento ao Turismo promove, na segunda-feira (27), às 17 horas, no térreo do Paço Municipal, o ‘Brinde Jundiaí 2022’.
Nos últimos anos, vinícolas voltaram a produzir uvas, algumas viníferas, para compor o cenário das propriedades que ao longo do tempo deixaram de produzir. “Muitos dos viticultores da cidade produzem vinho através das suas gerações. É a força do agronegócio presente no impulsionamento do turismo rural em Jundiaí, já que o nosso turismo rural está vinculado à produção agrícola”, afirma o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.
“Nos últimos anos, percebemos que há uma mudança do perfil de consumo. Muitos empreendedores da cidade estão com produção de vinhos finos, o que, juntamente com os vinhos de mesa, têm despertado um crescente interesse do turista, que passa a visitar a cidade à procura da bebida e das experiências relacionadas ao vinho”, comenta a diretora de Turismo, Marcela Moro.
O ‘Brinde Jundiaí 2022’ vai contar com a participação de 12 adegas e vinícolas da cidade, que também vão promover a degustação dos diversos tipos de vinhos produzidos em Jundiaí. Estarão presentes os empreendimentos: Vinícola Saccomani, Adega Beraldo di Cale, Vinícola Castanho, Adega Marquesim, Adega Vendramin, Adega Brunholi, Adega Martins, Sítio do Português, Adega Oliveira, Adega Maziero, Adega Fontebasso e Adega Negrini. A participação é gratuita.
[tdj-leia-tambem]