
A Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) de Jundiaí ampliou em 200% a oferta de vagas para atendimento no Cadastro Único (CadÚnico). O sistema é responsável pelo gerenciamento de dados de beneficiários de programas do governo, como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
Com o reforço, a capacidade de atendimento é de 390/semana contra 130 anteriormente. Cada atendimento dura, em média, 30 minutos, dependendo do número de beneficiários cadastrados na família.
Atualmente, Jundiaí tem 741 famílias em averiguação cadastral do Bolsa Família e 1.745 famílias em averiguação cadastral por conta do Bolsa Família e do BPC. “O fato das famílias estarem em listagem de averiguação, não significa dizer que o benefício já está bloqueado, suspenso ou cancelado. E sim, significa que há uma inconsistência que precisa ser verificada”, explica a diretora do Departamento de Vigilância Social, Renata Mangieri. “As ações de bloqueio, cancelamento e suspensão acontecerão ao longo do ano, através do Governo Federal, caso a irregularidade seja comprovada ou o cadastro não seja atualizado”.
[tdj-leia-tambem]
Novos agendamentoz
A gestora de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Brant, explica ainda que as equipes da UGADS já estão fazendo contato com os beneficiários para agendamentos. “O sistema do Cadastro Único exige uma série de dados e documentações e que, a ausência de um só deles, de todos os moradores da residência, impede a conclusão das informações”. Dessa forma, o munícipe precisa agendar previamente o atendimento pela UGADS, para que saia de lá com a atualização concluída.
O Cadastro Único fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504 – Centro. Saiba mais e tire suas dúvidas pelos telefones (11) 4589-9350 e 94033-0084.