
A Câmara Municipal de Jundiaí aprovou, na noite desta terça-feira (4), o projeto de lei encaminhado pelo Executivo que amplia a autonomia e o papel da Guarda Municipal (GMJ) nas ações de fiscalização em áreas públicas, com foco especial no combate aos “pancadões” e ocorrências de som alto.
A proposta, elaborada pela Prefeitura de Jundiaí, reforça o compromisso da administração do prefeito Gustavo Martinelli com a segurança e o bem-estar da população. Segundo o Executivo, a iniciativa permitirá respostas mais rápidas e eficazes às denúncias, ampliando a capacidade de atuação da GMJ em situações que geram perturbação do sossego e riscos à ordem pública.
Integração entre os Poderes
O prefeito Gustavo Martinelli destacou a importância do trabalho conjunto entre os Poderes.
“Esse projeto é resultado de um trabalho conjunto e de um diálogo constante entre Executivo e Legislativo, sempre com foco no que mais importa: a qualidade de vida e a tranquilidade da população”, afirmou.
O presidente da Câmara, vereador Edicarlos Vieira, também ressaltou a importância da aprovação.“Projetos como esse demonstram a responsabilidade e a sintonia entre os Poderes em favor da cidade. A valorização da Guarda e o fortalecimento da segurança pública são temas que contam com o apoio de todo o Legislativo.”
Reforço à segurança nos bairros
Outros vereadores destacaram o impacto positivo da medida. Rodrigo Albino parabenizou o Executivo e ressaltou o avanço representado pela aprovação.
“Muitas vezes bairros mais afastados e vulneráveis sofrem com pancadões; com o projeto estamos colocando ordem na cidade”, afirmou.
Para o líder de governo, vereador Juninho Adilson, a medida mostra a atenção da gestão às demandas da população. “O governo do prefeito Gustavo Martinelli tem mostrado sensibilidade em ouvir as pessoas e agir de forma prática. Essa proposta é mais uma prova de que segurança pública é prioridade.”
Já o vereador Faouaz Taha destacou a coragem e o comprometimento da atual gestão. “Precisa ter coragem, a guarda desempenha um excelente trabalho e agora agregará ainda mais”, pontuou.
Fortalecimento da segurança pública
A aprovação do projeto, com 13 votos favoráveis, marca mais um passo no fortalecimento das forças de segurança de Jundiaí e no alinhamento entre os Poderes para a construção de uma cidade cada vez mais segura, organizada e acolhedora para seus moradores.