
O presidente da Câmara de Jundiaí, Faouaz Taha, e os veradores Daniel Lemos, Edicarlos Vieira e a vereadora Quézia de Lucca se reuniram para articulação da criação de um programa que oferece absorventes íntimos descartáveis para mulheres em vulnerabilidade com mais de 18 anos de idade.
A decisão da faixa etária partiu da concepção de que as estudantes, com faixa etária inferior, serão contempladas pelo programa do Estado de São Paulo, que anunciou recentemente o oferecimento de absorventes nas escolas da rede estadual.
A solicitação é tratada com os gestores de Saúde, Tiago Texera, e de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Brant, desde junho. Há pouco mais de um mês, aconteceu a primeira reunião sobre o tema, que contou com a presença da assessora de Políticas para Mulheres, Penha Maria Camunhas.
[tdj-leia-tambem]
De acordo com os vereadores autores, o objetivo da indicação é tornar a política pública realmente viável, já que a proposição de um projeto de lei seria ilegal. O grupo ainda realizará novas reuniões para ajustar meios de custeio e organização do programa.
Além disso, os autores do pedido destacam que uma política pública feita em parceria e articulação com a prefeitura garante um direito adquirido a essas mulheres, o que não poderá ser violado futuramente ou interrompido.