
No último sábado (22), a cidade de Jundiaí (SP) foi palco de um evento emocionante que reuniu 120 pessoas em uma caminhada e piquenique em celebração ao Dia Mundial da Síndrome de Down.
Organizado pela Associação Teia Down, o evento teve como objetivo sensibilizar a sociedade através de cartazes e balões sobre a importância da inclusão e os direitos das pessoas com a síndrome.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-3
A união de mães e o trabalho transformador da Teia Down
Fundada há dois anos por seis mães, a Teia Down é uma organização que tem como missão apoiar e promover o desenvolvimento de pessoas com síndrome de Down e suas famílias. Eliane Lopes Pereira, uma das fundadoras e mãe de Pedro, de 14 anos, compartilhou um pouco sobre sua trajetória e a atuação da associação ao Tribuna de Jundiaí.
“Hoje, como mãe e fundadora, ajudo a Teia no que posso e consigo, participando ativamente da organização dos eventos, na administração e na recepção das famílias”, contou Eliane.
A associação, que atualmente atende 45 pessoas com Trissomia 21 (T21), tem se dedicado a ações que promovem a acessibilidade e o respeito para todos os envolvidos.
Para Eliane, a caminhada e o piquenique foram momentos de celebração, mas também de reflexão sobre o impacto da inclusão na vida das pessoas. “Estamos aqui, e temos o direito de viver nossas vidas plenamente, com segurança e dignidade”, afirmou.
[tdj-leia-tambem]
Desejos para o futuro e o compromisso com a inclusão
Durante o evento, Vivina Zancopé Berto, diretora da associação, compartilhou uma mensagem profunda sobre a importância da inclusão e da empatia na sociedade. “Hoje, também desejo que o mundo seja mais empático e solidário, que o preconceito dê lugar à inclusão e que as diferenças sejam vistas como riqueza”, disse Vivina.

Ela destacou a contribuição das pessoas com síndrome de Down, ressaltando que elas têm muito a ensinar sobre resiliência, amor incondicional e a beleza de ser único.
A Teia Down, além de promover eventos como este, oferece atendimentos multidisciplinares focados no desenvolvimento pedagógico, psicológico, psicomotor, fonoaudiológico, entre outros.
“Ao olhar para as crianças, desejo um futuro cheio de brincadeiras e aprendizado; aos adolescentes, que descubram seus talentos; aos adultos, a independência e a inclusão no mercado de trabalho; e aos idosos, uma vida com carinho e dignidade”, concluiu Eliana, com a esperança de um mundo mais inclusivo para todos.
A associação está localizada na Rua Rodrigo Soares de Oliveira, 488 – Anhangabaú. Mais informações, acompanhe o perfil no Instagram @teia_down.