
Nem o frio nem a garoa fina impediram a participação massiva na Caminhada do Outubro Rosa em Jundiaí, realizada no domingo (19), no Parque da Cidade. Vestidas de rosa e cheias de energia, centenas de pessoas caminharam unidas pela prevenção do câncer de mama.
A iniciativa da Prefeitura de Jundiaí destacou a importância do autocuidado e da atividade física na rotina das mulheres.
Movimento coletivo por uma causa nobre
A programação teve início na arena do parque com a presença do prefeito Gustavo Martinelli e da primeira-dama Ellen Martinelli, presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funss). Durante a abertura, o prefeito enfatizou o compromisso da gestão com a saúde da população em todas as fases da vida.
“Que a gente nunca se esqueça da importância da saúde, do esporte e da convivência entre as pessoas”, reforçou.

Após o aquecimento conduzido por educadores da Secretaria de Esporte e Lazer, o sol apareceu para acompanhar os participantes no percurso pelo parque. Entre os grupos presentes, estava Sueli Maria Lúcio Roncolatto, 74 anos, integrante do Centro de Convivência CECCO da Vila Marlene. “Todo ano a gente vem. O mais legal é reunir todo mundo para se movimentar e lembrar da prevenção”, afirmou.

Dílvia Regina Gomes Luiz Fernandes e Antonia Bezerra, ambas de 61 anos, também participaram da ação. Dílvia celebrou: “Participo do Outubro Rosa em Jundiaí há anos. Estar com amigos e fazer atividade física é muito bom“. Antonia completou: “Precisamos nos cuidar para evitar o câncer de mama”.
[tdj-leia-tambem]
Encerramento com cultura e bem-estar no Ourtubro Rosa em Jundiaí
Depois da caminhada, os participantes relaxaram com uma aula aberta de ioga e dançaram ao som da Arco-Íris Acadêmicos do Samba, atração promovida pela Secretaria de Cultura.

Para a secretária de Promoção da Saúde, Márcia Facci, a ação serve como alerta. “Mulheres precisam realizar mamografias regulares. Uma vida ativa é aliada na prevenção do câncer”.
“Estamos aqui para celebrar o autoamor, que é por onde começa o cuidado das mulheres”, destacou a secretária de Esporte e Lazer, Rita Orsi.
