Mais de 1,2 mil pessoas estiveram presentes na Caminhada pela Vida, no Parque da Cidade
Mais de 1,2 mil pessoas estiveram presentes na Caminhada pela Vida, no Parque da Cidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Mais de 1,2 mil pessoas vestidas com camisetas em tons de rosa participaram, na manhã deste domingo (9), da Caminhada pela Vida. O evento foi realizado pela Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo (HSV) e o Hospital Universitário (HU), e contou com apoio de várias entidades e empresas parceiras, a partir da articulação da Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), todos em prol da importância de tratar do cuidado preventivo contra o câncer de mama.

Além do trajeto de caminhada de 2,5 km, o dia ainda contou com aulas de alongamento pré-caminhada, aula de dança especial pós-caminhada, além da presença de profissionais para a conscientização dos participantes sobre alimentação, prevenção da obesidade, prática de atividades físicas, fatores de risco familiares, entre outros assuntos. O encerramento do evento contou com show de artistas locais.

“O cuidado com a Saúde começa com a prevenção às doenças. Por isso, Jundiaí fortalece a Atenção Básica, com unidades robustas, resolutivas e com equipes humanizadas e acolhedoras, para atender às famílias, em todas as suas necessidades. O câncer exige atendimento rápido, e isso Jundiaí também garante, com o cuidado iniciado em até 15 dias, prazo inferior ao Ministério da Saúde”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Eni da Paz relatou estar com o coração cheio de alegria por estar presente no evento
Eni da Paz relatou estar com o coração cheio de alegria por estar presente no evento (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atualmente, Jundiaí conta com 1.312 pessoas em tratamento contra o câncer de mama. No Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para o ano de 2022 foram estimados 66.280 casos novos.

Eni da Paz, de 64 anos, é um exemplo de superação e alegria. Há oito anos na batalha contra o câncer, vive a expectativa de finalmente receber o diagnóstico de que está curada. Ela não escondeu a alegria por estar presente na caminhada. “Um evento maravilhoso que encheu o meu coração de alegria. Temos que aproveitar todas as oportunidades da vida”, relata.

“Jundiaí é uma cidade que trata a saúde com foco em prevenção e um evento como este mostra isso. Aqui investimos em políticas públicas que estimulam as boas práticas para uma vida saudável e trazem mais qualidade de vida à nossa população”, afirma o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, que também participou da caminhada junto com os gestores e o vice-prefeito Gustavo Martinelli.

“Entendemos essa ação como o papel de responsabilidade social do Hospital São Vicente com a sociedade. Com a união de esforços de toda a rede e a participação de tantas pessoas divulgamos esta causa e disseminamos conscientização e a prevenção”, opina a Supervisora de Captação de Recursos do Hospital São Vicente de Paulo, Viviane Rasera.

[tdj-leia-tambem]

Fatores

A ocorrência, além de fatores genéticos, tem como situações de aumento de risco causas conhecidas e que podem ser combatidas com hábitos saudáveis e pequenas mudanças no dia a dia. A obesidade, o sedentarismo e o estresse também engrossam a lista dos gatilhos para o desenvolvimento da doença.

“A caminhada é uma forma de aliviar o estresse e auxiliar em outras questões como o emagrecimento e o combate ao sedentarismo. Essa medida, aliada à alimentação saudável colaboram para o combate à diversas doenças, inclusive o câncer. A rede de saúde contempla atividades e espaços para as práticas”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera. Ao longo de todo o mês de outubro os equipamentos da atenção básica da UGPS irão realizar ações voltadas ao tema.

A caminhada é uma das formas de manter o corpo saudável e evitar uma série de doenças, como por exemplo, o câncer
A caminhada é uma das formas de manter o corpo saudável e evitar uma série de doenças, como por exemplo, o câncer (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Durante a largada da caminhada, a equipe da ONG Velas do Japi disponibilizou canoa havaiana na água, em frente à praça Pôr-do-Sol para que pacientes em tratamento pudessem acompanhar a atividade pela água. A ação é uma mostra do “Projeto Mahalo – remando a favor da vida”, que é direcionado para mulheres em tratamento do câncer de mama. “É muito gratificante estar presente em uma celebração linda como esta. O Velas do Japi sempre prestigiou o outubro rosa e caminhamos na mesma direção para promover a conscientização do autoexame e da prevenção do câncer de mama”, explica a diretora da ONG, Carol Frutos.

ara os participantes impossibilitados de caminhar, o Projeto Me.Empresto utilizou de triciclos para levar pacientes que não conseguiam acompanhar o trajeto completo. “Estar num evento em prol do câncer de mama é um ato de amor, compaixão, inclusão e solidariedade a todas as pessoas que de alguma forma passam direto ou indiretamente pelo tratamento”, diz a fundadora e presidente, Gabriela Pupo.

Inscritos

A Unidade de Gestão de Esportes e Lazer (UGEL) levou os alunos que frequentam as aulas nos CECEs de Jundiaí, público que está na faixa etária de maior risco para o câncer de mama. Ao todo, 19 ônibus saíram de todas as regiões do município, com aproximadamente 890 pessoas.