
A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) de Jundiaí está com inscrições abertas para os roteiros das Caminhadas Mediadas aos bens culturais do município. A iniciativa, gratuita e guiada por profissionais do Departamento de Patrimônio Histórico, promove o contato direto com a história e o patrimônio local, por meio de visitas a pontos emblemáticos da cidade.
Estão disponíveis cinco roteiros distintos, cada um com foco em diferentes aspectos históricos, arquitetônicos e sociais de Jundiaí. As edições voltadas a grupos escolares e outros segmentos organizados acontecem durante a semana, enquanto as opções aos sábados são abertas ao público geral. As inscrições para todas as modalidades devem ser realizadas por meio de formulário on-line, disponível na Agenda Cultural.
[tdj-leia-tambem]
Roteiros disponíveis
Centro Histórico – Patrimônios Culturais da Colina
- Com ponto de partida na Pinacoteca Municipal, o trajeto percorre marcos como o Teatro Polytheama, Museu Solar do Barão, Centro das Artes, Escola Estadual Conde do Parnaíba, Igreja de Sant’Ana e Mosteiro de São Bento.
 Datas: 26 de abril e 30 de agosto
 Horário: das 9h às 12h
 Percurso: totalmente a pé
Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra em Jundiaí
- Com foco na valorização da cultura negra e dos espaços de resistência, o roteiro passa pelo Espaço África do Jardim Botânico, Clube 28 de Setembro, Praça Ruy Barbosa e Solar do Barão, entre outros locais simbólicos. A saída acontece no Espaço Expressa.
 Datas: 24 de maio, 14 de junho, 12 de julho, 09 de agosto, 13 de setembro, 11 de outubro, 22 de novembro e 13 de dezembro
 Horário: das 8h às 13h
 Percurso: a pé e com transporte gratuito fornecido pela Prefeitura
Vila Arens e a Industrialização
- A caminhada começa na Estação Ferroviária da CPTM e percorre locais ligados à história industrial do município, como antigas fábricas de tecidos Japy, Arens Irmãos, Rappa, Milani, Sociedade Argos Industrial e o bairro Vila Argos Nova.
 Datas: 31 de maio e 27 de setembro
 Horário: das 9h às 12h
 Percurso: totalmente a pé
Arquitetura Sacra – do Período Colonial ao início da República
- Focado na história das edificações religiosas de Jundiaí, o trajeto inclui visitas à Catedral Nossa Senhora do Desterro, Casa Paroquial, Igreja de Sant’Anna, Mosteiro de São Bento e Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
 Datas: 28 de junho e 1º de novembro
 Horário: das 9h às 12h
 Percurso: totalmente a pé
Arqueologia das Antigas Oficinas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro
- Realizada no Espaço Expressa, a caminhada aborda a importância histórica e arquitetônica do único bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em Jundiaí. O roteiro inclui também reflexões sobre o entorno e a urbanização.
 Datas: 26 de julho e 29 de novembro
 Horário: das 9h às 12h
 Percurso: totalmente a pé
Participação e inscrições
Todas as Caminhadas Mediadas contam com acompanhamento técnico especializado e buscam incentivar a valorização do patrimônio material e imaterial da cidade. A participação é gratuita, e as inscrições devem ser realizadas on-line, clique aqui e inscreva-se!
A programação completa, com todas as datas e detalhes, também está disponível para consulta no portal da Cultura.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		