Testagem Rápida na Campanha 'Fique Sabendo'
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A cidade de Jundiaí deu início à 21ª edição da campanha ‘Fique Sabendo’ nesta última segunda-feira (2), alcançando resultados expressivos. No primeiro dia, foram realizados 74 testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite C, além de 10 exames laboratoriais no Centro de Testagem e Aconselhamento em IST/HIV (CTA). Esses números representam um aumento de 85% na procura pela testagem em relação à média diária.

Compromisso com a saúde e o combate ao preconceito

Segundo a gerente do CTA, Grace do Prado Dan, a campanha ‘Fique Sabendo’ é uma oportunidade de reforçar o compromisso na luta contra o preconceito e a desinformação sobre HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Durante o Dezembro Vermelho, período de conscientização, é destacada a importância da testagem precoce, já que tanto o HIV quanto a Sífilis podem ser assintomáticos.

“Quanto mais cedo iniciar o acompanhamento, mais qualidade de vida o paciente terá. Em Jundiaí, a rede de atendimento é completa, com equipe multiprofissional e oferta do protocolo medicamentoso”, explicou Grace.

Testagem acessível sem agendamento

A testagem rápida está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30, no CTA, localizado na Rua Palmira Cervi Bárbaro, 91, Vila Hortolândia. Não é necessário agendamento prévio, e o acesso se dá pela rua lateral da Avenida Amadeu Sacchi.

Além do CTA, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família também oferecem os testes como parte da rotina de serviços da campanha ‘Fique Sabendo’. Qualquer usuário pode buscar a unidade de referência mais próxima para realizar os exames.

Até sexta-feira (6), das 16h às 18h, a equipe do CTA estará na Clínica da Família Hortolândia, na Rua Campinas, 58, para ampliar a oferta de testagens e prestar orientações à população.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos

Dados epidemiológicos em Jundiaí

Entre 2012 e 2023, o município notificou 1.675 casos de HIV, sendo 78% deles em pessoas do sexo masculino. Cerca de 40% das ocorrências envolvem indivíduos de 25 a 34 anos. Somente em 2024, até junho, foram registrados 56 novos diagnósticos.

O Boletim Epidemiológico também aponta os seguintes dados:

  • Sífilis adquirida: 1.940 casos notificados entre 2012 e outubro de 2024.
  • Sífilis em gestantes: 587 casos registrados no mesmo período.
  • Sífilis congênita: 283 notificações entre 2012 e 2023.

Conscientização e ampliação da saúde pública com a campanha ‘Fique Sabendo’

A campanha ‘Fique Sabendo’ reafirma o compromisso de Jundiaí com a promoção da saúde, combate ao preconceito e ampliação do acesso a diagnósticos e tratamentos. Com ações descentralizadas e dados que reforçam a importância da testagem, o município segue engajado em proteger a saúde da população.

[tdj-leia-tambem]