
Com 15 anos de existência, o Canil da Guarda Municipal de Jundiaí se consolida como polo de ensino para a capacitação de oficiais não só municipais, mas também de outras cidades e estados.
Na segunda edição do Curso de Cinotecnia, na última sexta-feira (25), o Canil formou 27 novos cinotécnicos, agentes da guarda responsáveis pela condução dos cães de trabalho.
O inspetor Benedito Marcos Moreno (comandante da GMJ), os gestores de Segurança Municipal, Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó) e Gustavo Leopoldo Caserta Maryssael de Campos da Casa Civil, representando o prefeito Luiz Fernando Machado, e o inspetor Alceu Marestoni, chefe do Canil, estiveram presentes na entrega de certificados. O inspetor Naval, presidente da ONG S.O.S. Segurança da Vida e Conselho Nacional das Guardas Municipais e o secretário municipal de Segurança Pública de Itatiba, Fernando Pacheco, também marcaram presença.
O II Curso de Cinotecnia, coordenado pelo Centro de Instrução e Formação, além de formar os agentes para o trabalho com cães, também são treinados para atuar em apresentações socioeducativas.
O corpo docente conta com os guardas Pupo, Martins, Meneses, Júlio César, Francisco, Gildomar, os médicos veterinários Clóvis Arnaldo Sproesser Filho (Canil), Regina Aoki e Fátima Neves, e por fim, com o delegado Victor Hugo Ehmke Pizzolatti. No curso, Corporações parceiras também participam da formação.
[tdj-leia-tambem]
A qualificação profissional e o bem-estar da comunidade são os destaques do curso, como apontou gestor de Segurança Municipal. Para o titular da Casa Civil, a GM é um motivo de orgulho para o jundiaiense. “A Guarda Municipal desempenha o seu papel além das fronteiras, a proximidade junto à população, que retribui com carinho e reconhecimento”.
“Esperamos ter atendido as expectativas dos participantes, agradecemos a confiança depositada por todos aqueles que durante 25 dias estiveram longe de suas cidades e famílias, determinados em adquirir o conhecimento especializado”, ressaltou o comandante Moreno.
Chefe do Canil, o inspetor Alceu reforçou que o setor é uma família muito unida, onde a harmonia prevalece: “instrutores da melhor qualidade, empenhados em garantir o aprendizado, e ampliando dessa forma o círculo de amizades”.
Dentre os 27 inscritos, representantes de cidades do interior de São Paulo – Jundiaí, Cotia, Bebedouro, Ribeirão Preto, Campo Limpo Paulista, São Roque, São Simão, Guarujá, Campinas, Itatiba e também de outros Estados, como Rondônia (cidade de Ariquemes), Pará (Altamira) e Espírito Santo (Marataízes).