
Nesta segunda-feira (13), o Prefeito Luiz Fernando Machado visitou as obras do novo canil da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), localizado no bairro do Medeiros. O equipamento de segurança está com 98% de execução e será entregue ainda no primeiro semestre de 2024.
De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, o novo canil contará com uma estrutura completa para abrigar e treinar os cães da Guarda Municipal. Além disso, oferecerá um ambiente de trabalho adequado para os agentes. O local terá:
- Quartos com solário para 16 cães;
- Área exclusiva para treinamento;
- Consultório veterinário;
- Sala de aprimoramento do faro dos animais para detecção de drogas e pessoas desaparecidas;
- Sala de aula;
- Estacionamento para 46 veículos e 7 motos;
- Auditório para cursos e palestras.

Investimento de Jundiaí em segurança pública
O investimento na construção do novo canil é de aproximadamente R$ 4 milhões, com recursos próprios do município. Essa iniciativa faz parte de um conjunto de ações da Prefeitura de Jundiaí para reforçar a segurança pública na cidade.
“Estamos finalizando as obras do que será uma das melhores e mais modernas bases do Canil da Guarda Municipal em todo o Brasil”, afirma o Prefeito Luiz Fernando. “O equipamento está localizado em uma região com aproximadamente 120 mil pessoas, que terão mais segurança no dia a dia.”
A Gestora de Segurança Municipal, Carla Basson, destaca a importância do novo canil para o aprimoramento do trabalho da Guarda Municipal. “A Guarda Municipal dá um passo à frente com mais um equipamento altamente qualificado para o treinamento dos cães da corporação. Jundiaí passa a ser mais segura com os grandes investimentos da Prefeitura e a união das forças de segurança”, avalia.
A segurança pública é um tema prioritário para a Prefeitura de Jundiaí. Desde o início da gestão, investiu cerca de R$ 100 milhões em infraestrutura, equipamentos, tecnologia e contratação de servidores.
Além do novo canil, a Prefeitura está construindo o Centro Integrado de Emergência e Segurança, na avenida 14 de Dezembro. A GM também conta com o maior efetivo da história, com 466 agentes. Além disso, houve aumento da frota de viaturas, a implantação de bicicletas elétricas para patrulhamento no Centro, Bases Móveis para o programa Bairro Seguro e a compra de armamentos.
[tdj-leia-tambem]