
A Prefeitura de Jundiaí, em conjunto à Unidade de Gestão de Educação (UGE), por meio do Departamento de Formação, promoveram, na manhã desta segunda-feira (5), uma capacitação online para marcar o retorno das aulas na rede municipal de ensino em Jundiaí. O tema da formação foi sobre “O processo de alfabetização: desafios contemporâneos”, ministrada pela Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela USP, Professora Maria José Nóbrega, destinada aos educadores do município.
A gestora da UGE, Vastí Ferrari Marques, iniciou a abertura da formação e fez a recepção de todos presentes, de modo remoto. “Desejamos que vocês possam refletir sobre seu trabalho, seus saberes, seu jeito de aprender e a possibilidade de pensar o aprendizado a partir do conhecimento de cada um de vocês e como aplicá-lo aos seus alunos. Que sejam momentos de reflexão sobre a prática que possam contribuir e melhorar significativamente a vida das crianças de Jundiaí”, disse.
Na sequência, a professora Maria José abordou tópicos sobre os desafios da alfabetização, a perspectiva sociointeracionista, os eixos do componente curricular da Língua Portuguesa, além de apresentar uma pesquisa sobre a Consciência Fonológica na Alfabetização que aponta quais as dificuldades e facilidades no processo de alfabetização. Os participantes também ouviram sobre o método para alfabetizar. “Quanto mais bem informado é o professor em relação a tudo o que está implicado no seu fazer, mais conscientes são as respostas que ele dá. Método também são as decisões que o professor toma, com responsabilidade, para ensinar aquele conjunto de crianças que estão sob sua resposabilidade” explicou Maria José.
Ao final, os educadores questionaram sobre algumas dúvidas e enviaram sugestões sobre o tema. A professora Rosemeire Ramos Caodaglio, da EMEB Dr. José Romeiro Pereira, avaliou positivamente o evento. “Agradeço a oportunidade de proporcionar a nós professores essa live de grande importância para nossa prática”, disse.
A live de hoje marcou a abertura da formação “Alfabetização: concepções e os desafios contemporâneos”, que será realizada ao longo de todo o ano, em ciclos mensais, até outubro. A partir de maio, a ação segue com Diana Faria de Lima, que é fonoaudióloga pela Unesp e mestre em fonoaudiologia pela PUC-SP.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		