Carreta da mamografia estacionada em Jundiaí.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Carreta da Mamografia, iniciativa que visa ampliar o diagnóstico e o tratamento precoce do câncer de mama, segue em Jundiaí até o próximo sábado, dia 24. O veículo está estacionado no Paço Municipal, na Avenida Liberdade, S/N, no Jardim Botânico, e oferece atendimento gratuito para mulheres da cidade e região.

A ação é resultado de uma parceria entre o Programa Mulheres de Peito, da Secretaria de Estado da Saúde, e a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí.

Quem pode realizar o exame?

O serviço é destinado às mulheres que não realizaram o exame de mamografia há mais de um ano. Aquelas com idades entre 50 e 69 anos precisam apenas apresentar o RG e o cartão do SUS. Já as mulheres entre 35 e 49 anos, ou acima de 70 anos, devem apresentar o pedido médico, que pode ser emitido pela equipe da UGPS, disponível no próprio local.

[tdj-leia-tambem]

Como funciona o atendimento?

  • Segunda a sexta-feira: 50 atendimentos diários, das 8h às 17h.
  • Sábados: 25 atendimentos, das 8h às 12h.

As senhas são distribuídas por ordem de chegada e demanda espontânea, ou seja, não é necessário agendamento prévio.

Resultados e encaminhamentos

Após a realização do exame, as mulheres recebem as imagens e uma senha para acessar o laudo pela internet. Caso seja detectada alguma alteração, as pacientes são imediatamente encaminhadas para um serviço de referência do Sistema Único de Saúde (SUS), onde poderão realizar exames complementares ou iniciar o tratamento adequado.

Importância da prevenção

A presença da Carreta da Mamografia em Jundiaí reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de sucesso no tratamento e reduzindo a mortalidade causada pela doença.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4