Cavalo marrom morto, à direita; carro preto destruído, à esquerda
Carro atropela e mata cavalo no Almerinda Chaves (Foto: Eliezer Barbosa/Motoboy Xororó)

Um carro ficou destruído na Alameda Cesp, no bairro Almerinda Chaves, em Jundiaí (SP), após atropelar um cavalo nesta quarta-feira (11). O animal não resistiu e não há informações sobre o motorista.

Com isso, o Tribuna de Jundiaí separou algumas dicas imprescindíveis para evitar acidentes com animais na pista. Confira:

  • Respeite o limite de velocidade – um dos erros mais comuns dos motoristas na estrada é acelerar.
  • Mantenha Calma – de acordo com o artigo 220 do Código de Trânsito Brasileiro não desacelerar o veículo quando há a aproximação de animais é uma penalidade passível de multa. Ao encontrar um animal na pista, o melhor é manter a calma e desacelerar.
  • Conheça a estrada – é importante conhecer as rodovias por onde você irá passar. Com isso, sua viagem será feita em total segurança. 
  • Não buzine e/ou ligue o farol alto – a buzina e o farol alto pode assustar o animal e ele pode partir para cima do seu carro como defesa. 
  • Atenção na ultrapassagem – é importante ter o cuidado de fazer o contorno por trás. No entanto, vale lembrar que bois e vacas não recuam de forma diferente dos cavalos que podem reagir de forma inesperada.

Se acidentou? E agora?

Nem sempre é possível evitar o acidente, mesmo tomando os devidos cuidados citados acima. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o primeiro passo é acionar a Polícia Rodoviária Federal ou Estadual e Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). 

Os números de telefone variam de uma estrada para outra, portanto, fique atento e ande com uma agenda telefônica, ou memorize os números de emergência. 

[tdj-leia-tambem]