Cartinhas dos 'Cãorreios' apresentam animais para serem adotados ou apadrinhados no Natal
Connect with us

Jundiaí

Cartinhas dos ‘Cãorreios’ apresentam animais para serem adotados ou apadrinhados no Natal

Projetos são realizados por duas ONGs durante a data comemorativa.

Published

on

Atualizado há

O evento de adoção e apadrinhamento acontece no dia 12 de dezembro (Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução/G1)

Estamos chegando perto do Natal,  começaram diversas campanhas para contribuir com o desejo de crianças na data comemorativa. Em Jundiaí, dois projetos buscam atender a outros bebês: os de quatro patas.

Valeria Bianchi, cuidadora do projeto SOS Animais Abandonados, criou a campanha “Cãorreios”, o objetivo é obter doações ou, até mesmo, ajuda para suprir as necessidades dos animais que são atendidos por ela.

Com isso, ela fez diversas cartinhas contando a vida de cada animal, desde que foram encontrados e como eles estão hoje. As cartas foram impressas e distribuídas em lojas de ração e semáforos da cidade.

“Coloco fotos deles para as pessoas conhecerem e peço o que cada um precisa: tratamento dentário, ração específica, um brinquedinho, casinha nova, etc. É uma forma de, no final do ano, tentar tocar um pouquinho do coração das pessoas para atender ao pedido dos nossos bichinhos”, explica.

A cuidadora disse que a ideia surgiu há cinco anos, quando ela também ajudava na ação dos Correios.

“A gente pegava umas cartinhas do Correio e juntava panetone, bombom, coisas do tipo, e entregava para as crianças. E foi aí que eu comecei a fazer. A gente ajudava as cartinhas dos Correios e eu comecei a escrever as cartinhas do ‘Cãorreio’, igual as crianças fazem, porque, na verdade, esses bichinhos são nossas crianças, são minhas crianças”, diz.

Valeria é cuidadora há mais de 26 anos e, atualmente, seu abrigo possui mais de 120 animais, entre cães e gatos, que foram resgatados das ruas. Ela explica que a ação acontece junto com a dos Correios, sempre próximo ao Natal.

Cartinhas para adoção

A professora Sara Penteado, que foi a criadora da iniciativa Pracinha dos Dogs, também tem um projeto parecido para ajudar os animais que vivem nos lares temporários da ONG. Durante a ação, os animais são “apadrinhados” através de cartas e recebem ajuda nas vacinas, doação de ração e até em uma possível adoção.

“Eu decidi fazer essa campanha porque estou com nove filhotes e eles vão crescendo, aí fica mais difícil para doar. Tenho 12 pets adultos também. Eu pensei em fazer uma situação mais diferente para chamar a atenção e ver se eu consigo doação. Queria acabar o ano pelo menos com o meu lar temporário sem nenhum cachorro adulto”, explica.

O evento acontece no dia 12 de dezembro, a partir das 10h, na Rua Professor Sebastião Augusto de Miranda, e contará com um café da manhã comunitário para conhecer os pets filhotes disponíveis para adoção.

A ONG recolhe os animais que são castrados e recebem cuidados pós-adoção, ou seja, voluntários acompanham o processo de adaptação entre o bichinho e os novos donos.

A professora conta que não trabalha com feiras de adoção e, sim, com lares temporários. Além disso, em 2020, o projeto castrou mais de 280 bichinhos por meio de parcerias com clínicas veterinárias da região.

“O projeto nasceu para trazer a conscientização dos tutores em relação aos cuidados com os pets após a euforia da adoção”, explica.

Fonte: g1.

Jundiaí

Dia Mundial da Paralisia Cerebral: mãe atípica relata desafios e sonhos: ‘Somos as pernas que os farão andar’

O jornal Tribuna de Jundiaí entrevistou Ana Paula Farias Santana, mãe de Antonella, que recebeu um diagnóstico de paralisia cerebral.

Published

on

Ana e Antonella, que tem Paralisia Cerebral
Foto: Arquivo Pessoal

Neste domingo (6), é celebrado o Dia Mundial da Paralisia Cerebral. A data foi criada para promover e discutir os direitos das pessoas com paralisia cerebral e é celebrada em mais de 75 países.  O Tribuna de Jundiaí conversou com Ana Paula Farias Santana, mãe de Antonella, que foi diagnosticada com a condição. Com 36 anos, Ana trabalha com vendas de…

Continue Reading

Jundiaí

Paróquia da Vila Arens e UIPA darão benção de São Francisco de Assis nos animais

Evento também terá uma feira de adoção de animais e sorteio da imagem de São Francisco de Assis.

Published

on

Benção de São Francisco de Assis
Benção de São Francisco de Assis nos animais começa às 9h30, neste sábado, 5 de outubro (Foto: Reprodução/ Instagram @uipa.jdi)

Neste sábado (5), a partir das 9h30, a UIPA - União Internacional Protetora dos Animais e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Vila Arens, em Jundiaí (SP), realizarão a benção de São Francisco de Assis nos pets. O evento também terá uma feira de adoção de animais e sorteio da imagem de São Francisco de Assis. A Paróquia fica…

Continue Reading

Jundiaí

Parque do Corrupira: revitalização avança com construção de novas quadras esportivas

O investimento acontece em conjunto com a reforma de outros dois parques. Confira!

Published

on

Parque do Corrupira em obras.
O investimento do Parque Corrupira é de aproximadamente R$ 3,6 milhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Parque do Trabalhador, conhecido popularmente como Parque do Corrupira, de Jundiaí (SP), teve suas obras de revitalização iniciadas em todo o espaço. O investimento acontece em conjunto com a reforma de outros parques (Eloy Chaves e Jardim das Tulipas). O investimento do Parque do Corrupira é de aproximadamente R$ 3,6 milhões e, ao todo com os outros parques, o…

Continue Reading

Jundiaí

Bazar do Hospital São Vicente será realizado na próxima quarta-feira (9)

As doações são recebidas todas as quartas-feiras, das 14h às 16h30, no mesmo endereço do Bazar do Hospital São Vicente: Rua Dr. Leonardo Cavalcanti, nº 350.

Published

on

Bazar Hospital São Vicente
Foto: Divulgação

O tradicional Bazar do Voluntariado do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) já tem data marcada para o mês de outubro. O evento, bastante conhecido pela população de Jundiaí e região, acontecerá no dia 9, quarta-feira, das 8h às 16h. Os visitantes poderão encontrar uma ampla variedade de produtos, como roupas masculinas, femininas e infantis, calçados, artigos de decoração, roupas…

Continue Reading

Jundiaí

APAE Jundiaí é eleita uma das 100 melhores ONGs do Brasil

A premiação avaliou cinco critérios: Causa e Estratégia de Atuação, Responsabilidade, Gestão, Financiamento e Transparência na Comunicação.

Published

on

Fachada da Apae Jundiaí
Premiação avaliou cinco critérios, entre eles gestão e planejamento, comunicação e prestação de contas (Foto: Divulgação/ APAE Jundiaí)

Nesta quinta-feira (3), a APAE Jundiaí foi reconhecida como uma das 100 melhores ONGs do Brasil, em uma das mais prestigiadas premiações do terceiro setor. O Prêmio Melhores ONGs, organizado pelo Instituto Doar e pelo Instituto O Mundo Que Queremos, destaca as organizações que se sobressaem em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência. A premiação avaliou as organizações inscritas com…

Continue Reading
Advertisement