Cartunista Paulo Cesar Trilho, de Jundiaí
Foto: Arquivo Pessoal

Paulo Cesar “Trilho” é cartunista, chargista e caricaturista de Jundiaí que representará a cidade na 16ª edição do Salão de Humor Caratinga, um painel que reúne artistas de todos os cantos do Brasil e de outros países. Esta mostra de Caratinga, em Minas Gerais – cidade onde nasceu o grande cartunista Ziraldo – da qual o jundiaiense participa tem a missão de homenagear “Artistas do Humor Gráfico do Brasil“.

Trilho conta que, durante o período de pandemia, estava apenas produzindo as artes, já que os eventos de exposição e premiação foram suspensos. No entanto, logo começaram a surgir mostras virtuais, de diferentes cidades do Brasil, o que o motivou a participar do salão de Caratinga.

“O tema central foi sobre o Jal (José Alberto Lovetro) e o Gual (João Gualberto Costa), que são organizadores do HQMix. Além disso, pudemos fazer caricaturas de artistas brasileiros ou estrangeiros”, explica. “Então eu pensei: ‘vou entrar nesse Salão’. Eu já tinha algumas caricaturas e fiz mais algumas. Mandei sem compromisso, sem intenção de nada”, comenta.

Ainda assim, as quatro obras enviadas por Trilho foram selecionadas para a Mostra em Homenagem ao Cartunista Mariano, artista criador do “Chargeonline“, o maior portal de charges do Brasil, e que faleceu em junho deste ano. Mariano estava internado desde novembro de 2020, por suspeita de AVC.

Caricatura de Mariano, feita por Cesar Trilho (Foto: Reprodução/Facebook)

“Eu fiquei muito surpreso e contente! Depois do começo da pandemia, é o primeiro Salão que participo. Agora já estou preparando o material para entrar no Salão de Volta Redonda e voltar a participar de Salões de Humor”, afirma Trilho.

As caricaturas enviadas por Trilho homenageiam, além de Mariano, o Jal, organizador do Salão de Humor, Biratan Porto, um cartunista paraense, e Daniel Azulay – além de uma outra arte de Dálcio Machado, um dos cartunistas mais premiados do Brasil.

Na sequência: Biratan Porto, Daniel Azulay e Jal (Foto: Montagem/Arquivo Pessoal)

Trajetória de Trilho

O artista nascido em Jundiaí é renomado e reconhecido por diversos prêmios, como:

  • 1º lugar no Salão de Humor de Jundiaí por cinco vezes;
  • 1º lugar no Salão de Humor de Hortolândia e no Salão de Humor de Cerquilho;
  • 2º lugar no Salão de Humor de Campo Limpo Paulista;
  • Menção Honrosa no 14th Humor Festival “AT CARAGIALE`S HOME” na Romênia em 2016;
  • Selecionado para o Mapa Cultural Paulista 5 vezes.

Além disso, Trilho atuou no Jornal de Jundiaí por 10 anos, criando charges e tiras diárias. O jundiaiense também lançou três revistas em quadrinhos: Brasil 2000 vol.1 e 2 e Cartilha da Natália vol. 1.

Em sua página no Facebook, Trilho publica produções que misturam política com humor. Veja alguns exemplos:

Tira ‘Pombinha’, de Cesar Trilho (Foto: Reprodução/Facebook)
Quadrinhos feitos por Trilho com personagens próprios (Foto: Reprodução/Facebook)

[tdj-leia-tambem]