
A sétima edição do Concurso Jovens Talentos da Gastronomia, com o patrocínio da Castelo Alimentos, encerrou a primeira fase e segue para a reta final. Organizado pelo Grupo GoWhere, o concurso reúne estudantes de gastronomia de oito faculdades de São Paulo – Anhembi Morumbi, Belas Artes, Estácio, FAM, FMU, Mackenzie, Senac e UNIP – em busca de novos talentos culinários.
Oportunidade para futuros chefs
Com o objetivo de celebrar a cultura gastronômica brasileira e impulsionar a formação de novos chefs, o concurso oferece aos estudantes a oportunidade de colocar em prática suas habilidades e conhecimento em um ambiente profissional. As duplas finalistas, uma de cada faculdade participante, disputarão a prova final em agosto, após o retorno das férias de julho.
Desafios e recompensas
Na primeira etapa, os alunos enfrentaram o desafio de cozinhar um prato principal e criar uma sobremesa, utilizando ingredientes das marcas patrocinadoras, como a Castelo Alimentos. As receitas foram avaliadas por um corpo de jurados renomados, formado por chefs paulistanos e os curadores do evento: o chef Dalton Rangel e a chef confeiteira Nathallie Casagrande.

Emoção e realização de sonhos
Para além da competição, o Concurso Jovens Talentos da Gastronomia é marcado por histórias inspiradoras e a realização de sonhos. A estudante Meire Rodrigues, da Estácio, emocionou a todos ao contar que seu filho a acompanhou no dia da prova, sendo seu maior incentivador. “Foi muito bom ter meu filho torcendo por mim,” disse Meire. “Ele me incentivou a fazer o curso de gastronomia, porque cozinhar sempre foi um momento nosso, de mãe e filho. Comecei nesse ramo lavando louça em um outro estabelecimento e hoje eu tenho um restaurante de comida mineira.”
Patrocínio da Castelo Alimentos
Os ingredientes das marcas patrocinadoras, como a Castelo Alimentos, são utilizados pelos participantes na criação de suas receitas, desafiando-os a explorar diferentes sabores e combinações.

Para Suzie, aluna do Mackenzie, ter o apoio de grandes marcas representa valorização e reconhecimento da profissão. “Ter as marcas como parceiras das provas é muito especial. Nós já usamos os produtos no nosso dia a dia e ter as marcas como parceiras mostra uma valorização do concurso e da nossa profissão”, comenta a estudante. “Usamos o vinagre de vinho branco da Castelo para marinar a carne suína. Ele tem uma acidez que ajuda a quebrar as proteínas do porco e deixa a carne mais macia e suculenta”, explica Suzie.
Para Gislaine de Freitas, Gerente de Marketing da Castelo Alimentos, patrocinar um evento gastronômico significa investir no futuro da culinária brasileira. “Ter a oportunidade de fazer a diferença na vida desses estudantes é algo muito gratificante. Por meio do concurso, nós conseguimos apoiar e fortalecer a gastronomia do Brasil, além de incentivar a formação de novos chefs. Pudemos presenciar as provas finais da primeira fase e conhecemos grandes talentos, além de experimentarmos pratos incríveis que harmonizaram perfeitamente com os produtos da Castelo”, completou.