Catedral de Jundiaí.
Foto: Divulgação/ ACE Jundiaí

Mais do que símbolo religioso, a Catedral Nossa Senhora do Desterro é um dos maiores patrimônios culturais de Jundiaí. Conhecida por seus vitrais coloridos, abóbadas ogivais e afrescos do italiano Arnaldo Mecozzi, a igreja é tema do segundo episódio da série ‘Descobrindo o Centro’, produzida pela Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, que convida a população a redescobrir o coração da cidade.

Da pequena capela ao estilo neogótico

O episódio relembra que a Catedral foi construída em 1651 como uma simples capela. Em 1886, ganhou a grandiosidade do estilo neogótico, em projeto assinado pelo renomado arquiteto Ramos de Azevedo. Já em 1921, a igreja recebeu os vitrais, as abóbadas ogivais e os afrescos de Arnaldo Mecozzi, transformando-se em um dos maiores símbolos arquitetônicos do município.

O vídeo também apresenta verdadeiras joias históricas, como o órgão francês de 1850, fabricado por Aristide Cavaillé Coll, e a cripta onde estão sepultados os bispos dom Gabriel Paulino Bueno Couto, dom Roberto Pinarello Almeida e dom Amaury Castanho, figuras centrais na história da Diocese.

Resgatando o valor do Centro

O projeto ‘Descobrindo o Centro’ nasceu com o objetivo de valorizar a história e o comércio da região central. “Queremos que cada morador e visitante olhe para o Centro com novos olhos. Por trás de cada prédio, de cada loja, existe uma história”, afirma a presidente da ACE Jundiaí, Leandra Maia.

“O Centro ainda tem vida, cultura e tradição”, acrescenta.

A proposta é trazer ao menos dois episódios por mês, cada um explorando curiosidades, personagens e riquezas históricas do Centro de Jundiaí. O conteúdo está disponível gratuitamente no site e nas redes sociais da ACE (YouTube, Instagram, Facebook e LinkedIn).

Assista a seguir:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Associação Comercial Empresarial Jundiai Oficial (@acejundiai)

[tdj-leia-tambem]

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4