Participantes das atividades do Setembro Verde da APAE de Jundiaí
Foto: Divulgação/APAE Jundiaí

O Centro de Convivência da APAE de Jundiaí (CCO) voltou às atividades presenciais com os usuários que aceitaram voltar para a instituição. Atualmente, 50 estão frequentando as aulas três vezes por semana e, neste mês, o foco dos atendimentos é o Setembro Verde.

De acordo com Camila Mendes, coordenadora de Saúde, as atividades são focadas na manutenção de um estilo de vida saudável e no desenvolvimento da autonomia para as atividades diárias. Além disso, são realizadas atividades instrumentais do cotidiano, da independência, autocuidado, socialização e inclusão social. “Em todas as aulas estamos trabalhando o tema Setembro Verde. Eles estão desenvolvendo trabalhos manuais e até vídeos foram feitos com o intuito de debater com eles a inclusão”, explicou.

Atividades de inclusão

Nas atividades com a Monitora de Cozinha, Fernanda Ribeiro, os usuários preparam receitas simples. Nas atividades, recebem orientações sobre o funcionamento da cozinha, higienização dos alimentos e o uso seguro de utensílios. “Nosso trabalho é prepara-los para conviver na família, em sociedade e até no mercado de trabalho. Muitas famílias têm medo e, muitas vezes, não dão oportunidade para eles ajudarem em casa, mas eles são capazes. Este tipo de atividade lhes oferece autonomia e independência: eles estão prontos para contribuir nas tarefas da casa”, garantiu a monitora.

[tdj-leia-tambem]

Com o psicólogo, Volney Menegace, os participantes trabalham a questão da inclusão na sociedade, na família e no mercado de trabalho. Para isso, realizam atividades manuais, usando cola, papel, revistas e tesouras. Eles enxergaram exemplos de inclusão da pessoa com deficiência em revistas, recortaram e colaram no papel para montagem do varal que ficará exposto na sala de aula. “Além deste trabalho com eles, orientamos sempre as famílias nas reuniões de pais e tudo que percebemos na conversa com os assistidos ou com a família, nós acionamos o PAF (Programa de Apoio à Família)”, explicou. “Em 2019, nesta época, nós os levamos ao cinema, ao shopping, visitar os parques da cidade, mas este ano, com a pandemia, nos adaptamos aqui na APAE mesmo”, justificou.

Além essas aulas, os usuários ainda estão desenvolvendo atividades com os profissionais da Arte Terapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Educação Física e Música.