Centro de Enologia de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quinta-feira (13), o Centro de Enologia recebeu a entrega técnica dos equipamentos para a produção de vinho e suco de uva. Participaram da entrega técnicos da Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), da Prefeitura de Jundiaí, da ETEC Benedito Storani e produtores rurais. Produtores doaram 7 toneladas de Uva Niagara Rosada para o processamento. Neste dia de testes, a Centro de Enologia as utilizará para a produção de base para espumantes e sucos de uva.

“É uma vitória para Jundiaí e toda a região, pois vai proporcionar aos produtores um salto muito importante na qualidade, tanto no vinho quanto no suco de uva”, afirmou o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.

O Centro tem capacidade de processar 5 toneladas/hora de uva para elaboração de vinho e suco. A entrega técnica é uma etapa fundamental no processo de compra de qualquer equipamento agrícola. Ela tem o objetivo de apresentar as máquinas aos produtores e técnicos, as funções e especificações, para que quem opera conheça totalmente os comandos. A previsão é que o Centro comece a funcionar efetivamente a partir do mês que vem.

“Ter um Centro desse é um apoio enorme para os produtores da região. É uma estrutura de indústria de ponta que será disponibilizada, tanto para testes como para a vinificação. Então vai nos ajudar muito com a qualidade do vinho e do suco de uva”, ressaltou o produtor Júnior Galvão, da Adega Galvão.

[tdj-leia-tambem]

Investimento

Centro de Enologia de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí conquistou o laboratório a partir de articulação junto ao Centro Paula Souza, com foco no avanço do setor e na oferta de serviços e educação qualificados e específicos para os produtores rurais da cidade. O investimento total foi de aproximadamente R$ 16 milhões.

O Centro de Enologia contará com um curso técnico, que começará em agosto, com a duração de três semestres, e que será o primeiro do Estado em Viticultura e Enologia. O espaço possibilitará aos produtores de vinho e suco de uva da cidade e de toda a região, a concepção, elaboração e envase, supervisionados por técnicos e alunos da escola.

“É a primeira vez que colocamos as máquinas para funcionar nesse período de testes. E nós agradecemos muito os produtores por terem doado as uvas para essa entrega técnica. Sem dúvida, é um avanço enorme para toda a região e para toda a produção de vinho e suco do estado de São Paulo também”, lembrou a diretora da ETEC Best, Fabiana Lourençon Moraes.