Coleta de lixo subterrâneo. (Foto: Divulgação)
Coleta de lixo subterrâneo. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Jundiaí está iniciando a instalação de contêineres aterrados na cidade para a coleta de lixo orgânico e reciclável (plásticos, vidros, papelões etc). O primeiro conjunto com três unidades (sendo duas para lixo orgânico) está sendo colocado na Rua Barão de Jundiaí, ao lado da Catedral. 

Segundo a Prefeitura, outros nove serão instalados nas próximas semanas para facilitar a coleta na região central do município, em locais de grande circulação de pessoas. 

O sistema de coleta de lixo que fica debaixo da terra é inédito na cidade. Cada conjunto contém três contêineres aterrados com capacidade de mil litros cada um. 

“A novidade tem por objetivos agilizar o trabalho de coleta com o menor transtorno possível aos cidadãos, até porque os contêineres não ocuparão espaço na via pública, e deixar o ambiente mais limpo e sem mau cheiro”, informa a administração municipal.

“O sistema ainda vai reduzir os riscos de acidentes com os coletores e a quantidade de sacos plásticos que caem das mãos dos colaboradores na hora da recolha do lixo, minimizando a sujeira, a poluição visual na via pública, a manipulação indevida por parte de catadores e o aparecimento de ratos e insetos atraídos por lixo em decomposição”, completa.

[tdj-leia-tambem]

Resultados positivos 

A ideia é modernizar este serviço na cidade com pouco impacto aos munícipes, para que eles ganhem em qualidade de vida. É importante que a população saiba usar os contêineres aterrados, depositar nas cabines o lixo correto, conforme a indicação, e que não estrague o equipamento, pago com dinheiro público para beneficiar a todos os jundiaienses. 

O sistema é uma evolução na coleta de lixo urbano, com resultados positivos comprovados em outros países, como Estados Unidos e Alemanha, e em cidades brasileiras como Itu, Campinas, São Caetano do Sul, Sorocaba, Cuiabá e Fortaleza. 

Com a aproximação do caminhão coletor, um cabo é acoplado à estação e as três cabines acima dos contêineres, sustentadas por uma plataforma, se levantam com um acionamento hidráulico. A partir deste momento, os operadores do sistema poderão engatar os contêineres no caminhão para o esvaziamento dos mesmos. Em seguida a plataforma desce e os recipientes aterrados já podem ser utilizados novamente.