caravelas do centro de jundiaí
Foto: Tribuna de Jundiaí

A partir desta terça-feira (21), a Prefeitura de Jundiaí, inicia uma importante intervenção no Centro de Jundiaí: a retirada do monumento “As Esquadras”. Também conhecido como “Caravelas”, o munumento fica na Praça Governador Pedro de Toledo, em frente à Catedral Nossa Senhora do Desterro.

Essa remoção marca o início das obras do Programa de Revitalização “O Centro é da Gente!”, que visa melhorias urbanas, de mobilidade e valorização do Centro de Jundiaí. Coordenada pelo Grupo de Trabalho do Centro, a iniciativa envolve 13 secretarias da Prefeitura comprometidas com a requalificação da região.

“As Caravelas fazem parte da história de Jundiaí. Ao levá-las para o Parque da Cidade, garantimos que continuem sendo apreciadas, agora em um espaço mais integrado à natureza e onde serão devidamente preservadas”, explica o diretor-presidente da DAE, Luiz Roberto Del Gelmo. O investimento nesta primeira etapa é de R$ 112,7 mil. 

Para onde vai o Monumento Caravelas?

Inaugurada no ano 2000 em comemoração aos 500 anos do Brasil, a escultura passará por manutenção e restauração. Em seguida, a gestão fará a reinstalação no Parque da Cidade. A escolha do novo local se deu pela relação simbólica da obra com a água, além de oferecer um espaço mais adequado às suas dimensões. A Prefeitura de Jundiaí ainda divulgará a data de reinauguração.

A DAE Jundiaí realizará a remoção, com apoio de uma empresa contratada. Além disso, contará com a participação da Guarda Municipal, das Secretarias de Infraestrutura, Mobilidade e Planejamento. Assim, o trabalho ocorrerá no período noturno, a partir das 20h, evitando interferências nas atividades do comércio local e respeitando o horário de saída das missa.

De acordo com a Prefeitura, durante a execução, as autoridades interditarão parte da Praça da Matriz. A expectativa é que a retirada leve de oito a dez dias, podendo variar conforme as condições climáticas e técnicas.

[tdj-leia-tambem]

Participação comunitária e valorização histórica do Centro de Jundiaí

Essa ação integra o Eixo 3 do programa, voltado à Requalificação Urbana, construído por meio de escuta com moradores, comerciantes e a Comissão Especial de Revitalização do Centro, da Câmara Municipal.

Marco Antonio Bedin, secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, ressalta que a proposta busca fortalecer o sentimento de pertencimento ao Centro de Jundiaí, preservando o patrimônio e requalificando a paisagem urbana. “A retirada e posterior reinstalação do monumento ‘As Esquadras’ representam esse novo olhar sobre os espaços públicos”, afirma.

Fernando Maranha Peche, diretor de Patrimônio Histórico da SMCULT, acrescenta que a realocação segue critérios técnicos e patrimoniais. “Essa ação reforça o compromisso com a conservação do patrimônio e com a atualização consciente dos espaços históricos da cidade.”

“As equipes vão trabalhar durante à noite para garantir segurança e não atrapalhar o comércio e o trânsito local”,