Centro Diagnóstico da APAE de Jundiaí
Foto: Divulgação/ APAE de Jundiaí

A manhã desta quinta-feira (30) marcou um momento histórico para a APAE de Jundiaí, com a inauguração do novo Centro Diagnóstico, um espaço moderno e acessível com mais de 300 metros quadrados, totalmente dedicado à realização de avaliações diagnósticas multidisciplinares.

O prédio foi planejado para oferecer mais conforto, acessibilidade e integração entre os profissionais da saúde e os usuários atendidos pela instituição, fortalecendo o papel da APAE como referência regional em diagnóstico precoce e inclusão.

Autoridades e parceiros prestigiam a inauguração

A cerimônia contou com a presença do prefeito Gustavo Martinelli e da primeira-dama Ellen, além do chefe de gabinete da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Luiz Roberto Mastromauro, do vice-presidente da FEAPAESP, Manoel Braga, do presidente da Câmara Municipal, Edicarlos Vieira, e do ex-prefeito de Jundiaí, Miguel Haddad. Também participaram membros da diretoria da APAE, vereadores, parceiros e colaboradores.

Dez especialidades em um único espaço

Com dez novas salas e estrutura moderna, o Centro Diagnóstico reúne as especialidades de Fisioterapia, Psicologia, Psicopedagogia, Neurologia, Psiquiatria, Neuropediatria, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Enfermagem e Fonoaudiologia.

A integração entre essas áreas permitirá aumentar a capacidade de atendimento, reduzir o tempo para conclusão de laudos e garantir maior agilidade e acolhimento às famílias.

“Com a minha filha, Luisa, que hoje tem 33 anos, é que entendi a importância do diagnóstico precoce para detectar as neurodivergências”, declarou Sirlene dos Reis, mãe atípica e membro da diretoria da APAE.

Um avanço coletivo pela inclusão

presidente da APAE de Jundiaí, Edison de Moraes Gonçalves, destacou o caráter coletivo da conquista: “Hoje é um dia muito importante para a nossa entidade. A inauguração e a entrega deste espaço representa uma conquista coletiva, inspirada pelo amor e pela coragem de quem acredita que o mundo pode ser mais acolhedor e inclusivo”, afirmou.

Já o presidente do Conselho de Administração da APAE de Jundiaí, Alberto Mori, reforçou a importância da nova estrutura para o fortalecimento da instituição.

“O Centro Diagnóstico representa o investimento contínuo da entidade na qualidade do atendimento e na valorização dos profissionais que fazem parte dessa missão”.

Apoio essencial de empresas parceiras

A entrega do novo espaço foi possível graças à colaboração de empresas parceiras, como Dexco e Tauste Social, que contribuíram significativamente para a concretização do projeto.

Com a inauguração, a APAE de Jundiaí reforça seu papel como referência em diagnóstico precoce, atendimento especializado e promoção da autonomia de pessoas com deficiência intelectual, múltipla e TEA, consolidando-se como uma das principais instituições de inclusão e cuidado do município.