Casal de máscara de beijando
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Desde janeiro de 2021, o Brasil segue com a campanha e vacinação contra Covid-19 a todo vapor. No entanto, milhares de pessoas que tomaram a primeira dose do imunizante não retorna para completar o esquema vacinal. Em Jundiaí, por exemplo, cerca de 23 mil pessoas não voltaram aos postos de vacinação para receber a segunda dose.

Por isso, a Unidade de Gestão de Promoção de Saúde da cidade segue promovendo “Dias V”, para incentivar a imunização. Nestas datas, jovens, adultos e idosos elegíveis não precisam de agendamento para se vacinas.

Neste sábado (13), por exemplo, postos como o Parque da Uva e a UBS Novo Horizonte receberam jundiaienses prontos para completar a carteirinha. Além disso, os espaços recebem pessoas que ainda não receberam a primeira dose, para iniciar a imunização.

Dia V

O atendimento em livre demanda aconteceu durante toda a tarde e está marcada uma nova edição para terça-feira (16), no Parque da Uva, das 8h30 às 15h30.

A jundiaiense, Marjorie Couto, aos 74 anos, participou do Dia V, no Parque da Uva, para tomar a dose adicional da vacina. Segundo ela, não pôde tomar a vacina quando completou seis meses da segunda dose por questões médicas. Mas agora está mais segura.

“É uma satisfação poder receber esse benefício. Estou mais preparada para as festas do fim de ano e mesmo assim vou tomar os cuidados necessários”, comentou a idosa.

Marjorie aproveitou o Dia V da Prefeitura para receber a dose adicional da vacina no Parque da Uva (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

De acordo com a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Unidade de Promoção da Saúde, Maria do Carmo Possidente, estão disponíveis as três vacinas utilizadas em Jundiaí: Coronavac, AstraZeneca e Pfizer.

“Estamos aplicando a D2, dose adicional e também a primeira dose para quem ainda não iniciou a imunização contra a Covid-19”, afirma. 

Marcus Toledo e Mariele Guidis se mudaram para Jundiaí há pouco mais de 15 dias e precisavam tomar a segunda dose da vacina. O casal aproveitou o Dia V para completar o esquema vacinal. “Entramos nas redes sociais da Prefeitura, encontramos a informação e viemos aqui para tomar o imunizante”, disseram.

[tdj-leia-tambem]