
Jundiaí foi destaque no 38º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado em Santos, ao receber o Prêmio David Capistrano por um projeto transformador do Centro de Referência e Saúde do Trabalhador (CEREST). A cidade também teve outras iniciativas reconhecidas durante o evento, considerado um dos maiores da saúde pública nacional.
Projeto premiado evita acidentes e reduz custos
A iniciativa “Criação de Ferramentas para afastar as mãos de metalúrgicos da área de corte de serras fitas”, desenvolvida pelo engenheiro do trabalho André Mestriner e pela fonoaudióloga Mariana Freire Oliviera Martin da Silva, recebeu o prêmio por seu impacto direto na prevenção de acidentes em uma metalúrgica local.
O CEREST acompanhou o desenvolvimento da primeira ferramenta capaz de manter as mãos dos trabalhadores afastadas da zona de risco das serras. O resultado foi imediato: desde a implementação, não houve mais registros de acidentes com esse tipo de equipamento na empresa.
A medida também trouxe economia ao sistema público de saúde e à empresa, ao evitar afastamentos e tratamentos decorrentes de acidentes de trabalho.
Reconhecimento da Rede de Atenção Psicossocial
Outra ação de Jundiaí também ganhou espaço no congresso. A cartilha “Comunicação em Saúde e Prevenção ao Suicídio — articular saberes para fortalecer ações”, desenvolvida pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), foi credenciada para apresentação na Mostra Nacional do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), ao lado do trabalho do CEREST.
“São reconhecimentos importantes. Temos uma rede muito potente que contribui com iniciativas exitosas em várias frentes para a melhoria da saúde da população e para o fortalecimento do SUS. Ficamos felizes por podermos compartilhar essas experiências para outras cidades implantarem e aprimorarem, também, o seu atendimento”, afirmou a gestora de Promoção da Saúde, Dra. Márcia Facci.
Jundiaí marca presença com 45 projetos
Com participação expressiva, Jundiaí apresentou 45 iniciativas na 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, que reuniu mais de 2 mil projetos de 148 cidades.
Entre os destaques da programação esteve a palestra da diretora de Atenção Básica, Tatiana de Luca Barbosa, que abordou o trabalho da Clínica da Família Hortolândia. O projeto conquistou o terceiro lugar no Prêmio Atenção Primária Forte: Caminho para a Saúde Universal, promovido pela OPAS e CONASEMS.
A gerente da UBS Agapeama, Cássia Brito de Souza, representou a cidade na cerimônia de premiação e também foi uma das debatedoras na Roda Temática “Apoio Matricial: uma estratégia para a produção do Cuidado em Rede”.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4