
A Prefeitura de Jundiaí recebeu, pelo segundo ano consecutivo, a certificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) pela Norma ABNT NBR ISO 37120. O reconhecimento atesta a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população e a qualidade de vida dos moradores.
Jundiaí foi o 3° município certificado na norma no Brasil, que tem por objetivo estabelecer metodologias para a definição de um conjunto de 59 indicadores criados a fim de mensurar o desempenho nas áreas avaliadas, além de apoiar a definição de políticas públicas para o município.
A recertificação comprova o compromisso da cidade com o desenvolvimento sustentável e a eficiência urbana. A metodologia utilizada pela ABNT NBR ISO 37120 abrange diversos temas, como Água, Agricultura local/urbana e segurança alimentar, Economia, Educação, Energia, Esgotos, Esporte e Cultura, Meio Ambiente e mudanças climáticas, Finanças, Governança, Saúde, Habitação, População e condições sociais, Planejamento urbano, Recreação, Segurança, Resíduos Sólidos, Telecomunicações e Transporte.

Avaliação da ABNT reforça resultados positivos e reconhecimento internacional
A avaliação da ABNT demonstra que Jundiaí está no caminho certo para alcançar seus objetivos de desenvolvimento sustentável. Entre os indicadores de destaque estão:
- Aumento de 8% no número de profissionais da equipe de enfermagem e obstetrícia: Esse aumento se traduz em mais assistência à população e contribui para a redução da taxa de mortalidade infantil, que teve uma queda de 19% em 2023.
- Observatório Jundiaí: A ferramenta reúne dados sobre os indicadores da cidade e tem servido de modelo para outras cidades do Brasil por sua transparência e compromisso com a população.
“Alcançar a reclassificação na Norma ABNT NBR ISO 37120 é um marco significativo para Jundiaí, reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a eficiência urbana. Este reconhecimento coloca nossa cidade entre as mais inovadoras e inteligentes do mundo, destacando nossos indicadores de ponta e consolidando Jundiaí como um exemplo a ser seguido em gestão pública e qualidade de vida”, comenta o gestor de Finanças, Jones Martins.
[tdj-leia-tambem]