
No domingo (22), a Clínica da Família Armando Luiz de Lucca e o Pronto-Atendimento Ary Fossen, de Jundiaí (SP), que juntos formam um complexo, estavam abertos para visitação durante a inauguração.
“Ficou muito lindo tudo isto aqui. Eu adorei. Espero que todos gostem e conservem”, diz empolgada a aposentada Margarete de Oliveira Franco, de 77 anos, moradora do Jardim Caçula, uma das primeiras a chegar na manhã de domingo para prestigiar a nova Clínica da Família e PA Ponte São João.

Assim como ela, dezenas de munícipes compareceram para visitar a Clínica da Família e PA Ponte São João ficaram encantados com os equipamentos que começaram a funcionar nesta segunda-feira (23) para os moradores da região Leste.
O PA Ponte São João fica no térreo, com entrada pela Avenida Luiz Zorzetti, 650, com horário de funcionamento das 7h às 19h, todos os dias. O setor de internação funcionará 24 horas.
Já a Clínica da Família tem entrada pela Avenida Doutor Antenor Soares Gandra, 391. O atendimento será das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira para a população referenciada do território da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Aparecida, o que significa atendimento para 17.300 pessoas já cadastradas.
Ao todo, foram investidos R$ 15 milhões na Clínica da Família e no PA Ponte São João, formando o terceiro maior equipamento de saúde da cidade.
[tdj-leia-tambem]
A visita contou com as presenças do prefeito Luiz Fernando Machado, do gestor da Unidade de Gestão de Promoção de Saúde de Jundiaí (UGPS), Tiago Texera, e do superintendente do Hospital São Vicente (HSV), Matheus Gomes.
O complexo oferecerá exames de diagnóstico, como raio-x, ultrassom, eletrocardiograma, análises laboratoriais, consultas com clínico, pediatra e ortopedista no serviço de urgência, além de atendimento completo em Atenção Básica com multiprofissionais.
O antigo prédio da UBS Vila Aparecida passa atuar como Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) descentralizado, aumentando em 20% o atendimento do município.
Durante a visita, o prefeito Luiz Fernando afirmou que os dois equipamentos são reivindicação dos moradores da região. “Entregamos dois serviços completos de saúde. A construção é apenas a primeira etapa. O custeio é maior e permanente. Posso dizer, com toda certeza, que este complexo é um dos mais importantes equipamentos de saúde”.

O superintendente do HSV reforçou que trata-se de um complexo pré-hospitalar que irá proporcionar agilidade no atendimento e melhoria na qualidade do serviço público prestado aos moradores. “Beneficia comunidades mais afastadas da região central e garante que o tempo de resposta em situações de emergência seja reduzido, o que pode ser crucial para salvar vidas”, completou Matheus.
Clínica da Família e PA Ponte São João são aprovados pelos moradores
Claudete Ferreira, de 77 anos, e Sônia Maria de Castro, de 82 anos, foram prestigiar a entrega dos novos equipamentos de saúde e reforçaram a importância de um lugar agradável para as questões de saúde.
“Vamos usar muito aqui, por isso fizemos questão de conhecer. Ficou perfeito”, afirmou Claudete sobre os serviços ofertados pela nova Clínica da Família e PA Ponte São João.
O equipamento, que possui dois pavimentos, tem no total 2.774,87 m² de construção, semelhante à Clínica da Família e PA da Hortolândia e à Clínica da Família Novo Horizonte.

“Sem sombra de dúvidas estamos falando em mais um serviço de saúde ofertado com excelência. Jundiaí já é modelo na área de saúde pelo SUS e tenho certeza que este aqui fará a diferença, assim como o Centro de Especialidades Odontológicas, que já está pronto para atender a população”, comenta Texera.

Clínica da Família e PA Ponte São João têm estrutura completa
Baseado na Estratégia de Saúde da Família (ESF), a Clínica da Família Ponte São João conta com equipe multidisciplinar, ou seja, médicos, enfermeiros, odontólogos, agentes comunitários de saúde e psicólogos. A exemplo dos outros serviços de Atenção Básica, também haverá a oferta de tele interconsulta com mais de 10 especialidades Acesso Avançado, garantindo em até 48 horas o atendimento pela equipe de saúde sem a necessidade de agendamento.
A previsão é que 10 mil pessoas sejam atendidas no PA Ponte São João por mês e 5 mil na Clínica da Família, com custo estimado de R$ 2 milhões por mês.

O CEO Vila Aparecida também foi visitado nesta manhã de domingo e passa a funcionar a partir desta segunda. Contará com duas cadeiras odontológicas, que ampliarão em 20% os atendimentos odontológicos para as regiões Noroeste, Leste e Norte, em especial a Vila Aparecida, Tamoio, Tarumã, Jundiaí-Mirim e São Camilo. Serão ofertadas quatro especialidades, sendo endodontia, estomatologia, periodontia e cirurgia.
 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		