
Uma delegação composta por 15 representantes da província de Guangxi Zhuang, na China, visitou o Paço Municipal de Jundiaí na manhã de quarta-feira (21). O objetivo da visita foi apresentar aos visitantes os projetos e programas de mobilidade urbana desenvolvidos pela cidade, em especial nas áreas de planejamento, transporte, infraestrutura e meio ambiente.
O encontro foi uma iniciativa da Associação de Intercâmbio Econômico e Cultural Brasil-China, com sede em São Paulo. A delegação chinesa, durante sua estadia no Brasil, tem se reunido com diversos agentes do setor de transporte, com foco em projetos de planejamento, construção e gerenciamento de infraestruturas rodoviárias.

Jundiaí apresenta projetos inovadores de mobilidade urbana e transporte
O gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) de Jundiaí, Aloysio Alberto de Queiroz Junior, apresentou aos visitantes uma série de projetos que envolvem trânsito, mobilidade, educação e investimentos. “A ideia aqui é demonstrar nosso trabalho por meio de resultados e isto envolve desde os projetos ligados à malha viária à transporte público, sinalização e mobilidade.”
A comitiva chinesa mostrou-se particularmente interessada em projetos que envolvem investimentos em estradas e urbanização. Wang Yonxing, chefe da Divisão de Supervisão de Segurança do Departamento de Transporte da Província de Guangxi Zhuang, ressaltou a importância de compartilhar experiências em áreas da mobilidade urbana, como rodovias, ferrovias e meio ambiente. Além disso, Yonxing expressou sua admiração pelo programa “Entre a Casa e a Escola”, que visa arborizar pontos onde há deslocamento diário de crianças para as escolas.
A gestão de Jundiaí também apresentou projetos como a revitalização dos sete terminais de ônibus e a construção de um novo terminal na região Oeste. “Agradecemos aos técnicos por passar as experiências aos nossos especialistas. Ficamos muitos satisfeitos e encantados com o que vimos aqui”, disse Yonxing.

Mobilidade Urbana sustentável e inclusiva
Jundiaí tem se destacado por suas iniciativas na área de mobilidade urbana, buscando soluções que facilitem o deslocamento de pedestres, ciclistas e usuários do transporte público. A cidade tem investido em infraestrutura cicloviária, em melhorias no transporte público e em ações para promover a segurança viária.
O presidente da Associação de Intercâmbio Econômico e Cultural Brasil-China, Xu Lin, também esteve presente e foi o intérprete do grupo. Participaram do encontro Renato Campestre (assessor UGMT), Samuel Duarte (Assessor de Políticas Públicas), Esdras Cintra (diretor de Trânsito), Ligia Contursi (Assessora Especial de Cooperação Internacional), Leslie Tealdi (diretor do Departamento de Transporte Público), Leandro Pinheiro (diretor do Departamento de Engenharia e Mobilidade); e Sylvia Angelini (diretora do Departamento de Urbanismo).
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		