
Na noite desta quinta-feira (16), a região de Jundiaí se deparou com uma chuva muito forte que acabou trazendo consequências para famílias da cidade. De acordo com a Defesa Civil da cidade, oito casas no bairro do Caxambu registraram alagamento e uma casa no Jardim São Camilo desabou por causa do temporal.
Aparentemente, todos os residentes da casa conseguiram sair do local antes do desabamento, e não há informações de feridos. Segundo informações da Prefeitura de Jundiaí, sete famílias precisaram ser retiradas de suas casas por alto risco de desabamento. Assim, foram alojadas em casas de parentes.
Além disso, a Defesa Civil registrou pontos de alagamentos e lama em vias urbanas, devido ao grande volume de chuva. Dessa forma, as áreas receberão limpeza na manhã desta sexta-feira (18).
O órgão também destacou que manterá o trabalho de vistoria e limpeza ao longo do dia, e acompanhará a visita de técnicos do Núcleo de Gerenciamento de Emergência da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado (CEPDEC), a partir do Instituto de Pesquisas Tecnológicos (IPT), no local do desabamento. Essa medida é prevista no Plano Operação Chuvas de Verão, Decreto 30.689 de 25 de novembro de 2021.
No começo da semana, a Defesa Civil já havia alertado para os riscos de chuvas fortes na região. Segundo os especialistas, a região de Jundiaí com maior acumulado de chuva em 72 horas foi a região do bairro Santa Gertrudes, com 130 mm.
[tdj-leia-tambem]