Bailarinos da Dinamarca visitam Cia. Jovem de Dança de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Cia. Jovem de Dança de Jundiaí celebra um intercâmbio cultural enriquecedor com a Dinamarca, recebendo em seu elenco a bailarina Alberte Mouritsen e o bailarino Severin Raun, integrantes do Koma Ballet, companhia jovem da cidade dinamarquesa de Odense. Essa iniciativa, que se estende até o final de julho, é fruto de uma parceria firmada entre a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) de Jundiaí e o Koma Ballet.

Seu objetivo é promover o intercâmbio de experiências, a troca de conhecimentos e a criação de pontes entre as culturas brasileira e dinamarquesa. Assim, durante o período de imersão, os bailarinos dinamarqueses participarão dos ensaios e rotinas da companhia de dança de Jundiaí, integrando-se ao elenco em apresentações como “Instagrimm”, “Dança pra Lua” e uma coreografia inédita.

Experiências na Cia. Jovem de Dança de Jundiaí

Essa vivência na Cia. Jovem de Dança de Jundiaí proporcionará aos jovens artistas a oportunidade de aprimorar suas técnicas, ampliar seus horizontes e vivenciar a dinâmica de uma companhia de dança brasileira. Além disso, Alberte e Severin conhecerão a cidade de Jundiaí, seus costumes e tradições, aprofundando o intercâmbio cultural e estreitando os laços entre os dois países.

“É tudo muito diferente, são muitos estilos, um repertório bastante moderno e muitas oportunidades para exercitar improvisação. Já são tantas as impressões sobre o Brasil”, disse Alberte, a dançarina de 19 anos. “Viemos de um País plano e com pouco sol, e aqui me chamaram a atenção a quantidade de colinas e de iluminação solar. Talvez seja por isso que mesmo as pessoas que não conhecemos e não falam nossa língua já se parecem nossas amigas”.

Bailarinos da Dinamarca visitam Cia. Jovem de Dança de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Severin, de 20 anos, completou: “Esta é a minha viagem abaixo da linha do Equador, num País onde, se não fosse por esta oportunidade, talvez eu nunca visitasse. Mas que já me marcou de forma muito profunda, uma ocasião diferenciada para trabalhar com bailarinos muito bons. Mesmo dos bailarinos que não falam Inglês, temos visto um esforço enorme de nos comunicar. Isso era algo que não esperava. Simplesmente, não consigo expressar a minha gratidão”, comentou.

Conexão na dança: Jundiaí x Dinamarca

O intercâmbio cultural entre a Cia. Jovem de Dança de Jundiaí e o Koma Ballet da Dinamarca já rendeu frutos, como a participação do bailarino jundiaiense Gean Marcos e do diretor artístico da Cia., Alex Soares, na montagem de um espetáculo na Dinamarca em dezembro de 2023.

As apresentações da Cia. Jovem de Dança de Jundiaí com a participação dos bailarinos dinamarqueses podem ser conferidas na Agenda Cultural:

[tdj-leia-tambem]