Cidade das Crianças: Jundiaí sedia evento internacional com presenças de todo o mundo
Connect with us

Jundiaí

Cidade das Crianças: Jundiaí sedia evento internacional com presenças de todo o mundo

A Prefeitura de Jundiaí abriu oficialmente neste sábado (18) a programação do evento internacional! Confira.

Published

on

Atualizado há

Abertura de evento internacional das infâncias em Jundiaí
Você sabe por quê Jundiaí tem o título Cidade das Crianças?

Neste sábado (18), Jundiaí abriu oficialmente a programação do 1° Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias. A abertura do evento aconteceu no Teatro Polytheama e contou com a presença de representantes de todo o Brasil e o Mundo.

Na cerimônia de abertura, a cidade apresentou as políticas públicas implementadas na cidade através do projeto Cidade das Crianças.

A oportunidade também representa um intercâmbio para compartilhamento de experiências com os convidados de mais de 65 Municípios de 14 estados brasileiros e cerca de 10 países e de representantes dos governos estadual e federal.

Programação do Evento

A programação do evento internacional envolve fóruns, painéis e visitas monitoradas a equipamentos públicos de Jundiaí.

Entre os grandes nomes mundiais confirmados estão o pedagogo italiano Francesco Tonucci, fundador da Rede Mundial de Cidades das Crianças, conhecido pelo nome artístico de Frato, e Lorena Morachimo, coordenadora da Rede Latino-Americana de Cidade das Crianças.

“Ser a Cidade das Crianças é compartilhar as políticas públicas de excelência que Jundiaí implementa, em todos os segmentos, de maneira intersetorial, visando o pleno desenvolvimento das infâncias e a qualidade de vida para todas as idades. No Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias, os especialistas partilharão conhecimento e boas práticas. Nossa expectativa é contribuir com as políticas públicas em favor da infância no Brasil e no mundo”, comentou o prefeito, Luiz Fernando Machado.

Comitê das Crianças

Reunião do Comitê das Crianças de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A abertura do Encontro de Cidades e do Fórum Internacional, contou também com a participação do Comitê das Crianças, que neste mês de março ganhará nova composição. Com 10 anos, Laura Feliciani Lange, vai para seu segundo ano no grupo, e está feliz com as mudanças que já identifica na cidade a partir da integração às redes internacionais e implantação do Cidade das Crianças.

“Temos mais espaços para brincar ao ar livre com segurança, com mais árvores e espaços mais coloridos. Essas foram solicitações das crianças que já foram atendidas”, comenta.

“Pelo caminho já traçado pela Prefeitura, Jundiaí e o prefeito Luiz Fernando Machado demonstram o seu comprometimento com o tema das crianças. Um tema que tem como objetivo a mudança e uma mudança que incomoda, principalmente aos adultos. Eu, como sempre, venho a este Encontro do lado delas, das crianças. E espero que os prefeitos e demais autoridades que comparecerão, e serão muito bem-vindas, venham com este comprometimento e com esta consciência, para que levem esta reflexão às suas cidades. Se depois de refletirem entenderem que vale a pena, eu faço um convite: Vamos!”, comentou Tonucci sobre as suas expectativas em relação ao Encontro.

Jundiaí: Cidade das Crianças

Jundiaí discute as políticas públicas para a infância desde 2017. A adesão do município à Rede Mundial Cidade das Crianças, em 2018, foi marcada pelo impulsionamento de diversas iniciativas voltadas para as crianças e realizadas com elas, como a criação logo em seguida do Comitê das Crianças.

“Essa conduta não só nos impressionou enquanto coordenação como também deve servir de inspiração para as outras cidades interessadas, para que olhem para Jundiaí como referência”, comentou a coordenadora das Redes de Cidades das Crianças, Lorena Morachimo.

Eixos do programa

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Encontro realizado por Jundiaí tem foco nos oito eixos escolhidos pela cidade para nortear o programa municipal: Direito de brincar, Garantia de Autonomia, Promover a participação, Direito à Saúde, Direito à Educação, Direito à Cultura, Ferramentas de Desenvolvimento e Rede Internacional, que estão alinhados às prerrogativas da Declaração Universal dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Você pode conferir a agenda completa de atividades no site da Prefeitura de Jundiaí.

Para participar dessas atividades, enquanto palestrantes ou moderadores, estão confirmados os nomes de integrantes das redes internacionais de que Jundiaí faz parte, que são a Rede de Cidades das Crianças e a Rede Urban95, além das instituições parceiras da cidade para a implementação desta política pública, como a Fundação Bernard van Leer, Instituto Alana, Allma Hub e Ateliê Navio.

Porque Jundiaí é a Cidades das Crianças

Jundiaí faz parte, desde 15 de outubro de 2018, da Rede Mundial de Cidades das Crianças e desde 9 de dezembro de 2020, da Urban95, vinculada à Fundação holandesa Bernard van Leer, com objetivo de desenvolver políticas públicas para as infâncias.

Atualmente, a Rede Mundial de Cidades das Crianças é composta por Municípios de 15 Países do Mundo, dos quais, nove encontram-se na América Latina. Já a Rede Urban95 é composta por 24 Municípios, de 15 diferentes Estados brasileiros.

Com a adesão às redes, foram formalizadas diversas parcerias, que resultaram em vários programas e projetos, inclusive um capítulo no Plano Diretor da cidade, aprovado em 2019, com diretrizes que privilegiam as crianças na cidade, além do Plano Municipal da Primeira Infância, aprovado no ano passado.

Além disso, intervenções como Pé de Infância, Pé de Ouvido e Pé de Árvore; as programações do BrincAR LIVRE, como o “Arzinho e Arzão”, Ruas de Brincar, Comitê das Crianças, Mundo das Crianças, Fábrica das Infâncias Japy, Praças e Espaços PET fazem parte das iniciativas que garantem segurança e espaço para o desenvolvimento integral das crianças.

Jundiaí

10 clientes ganham um ano de compras com campanha do Boa Supermercados

Os 10 ganhadores foram premiados com vales-compra de R$ 1.000 mensais cada um, totalizando R$ 12.000 ao longo de 12 meses.

Published

on

Clientes ganham um ano de compras com campanha do Boa Supermercados
Foto: Divulgação/Boa Supermercados

Moradores de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista e Francisco Morato venceram o sorteio da campanha “Raspou, Achou, Ganhou” do Boa Supermercados. A campanha aconteceu entre julho e agosto e os 10 vencedores foram premiados com um ano de supermercado grátis.  Os ganhadores, definidos pelo sorteio da Loteria Federal do dia 10 de agosto, foram: Ednei De Souza Pina (número…

Continue Reading

Jundiaí

19ª edição da Parada LGBT+ de Jundiaí acontece no dia 29 de setembro

A Parada LGBT+ de Jundiaí acontecerá no dia 29 de setembro, a partir das 13h, com início na Praça Rui Barbosa.

Published

on

Parada LGBT+ de Jundiaí
Foto: Divulgação/Movimento Aliados

Neste ano, a 19ª edição da Parada LGBT+ de Jundiaí retoma ao Centro da cidade, local por onde a parada passou em edições que chegaram a reunir mais de 10 mil pessoas. "A gente considera que [essa] é uma edição histórica. Temos uma expectativa de 5 mil pessoas pelo menos nesse evento, mas pode dar bem mais ao longo do…

Continue Reading

Jundiaí

Evento da ACE Jundiaí enfatiza a relevância da saúde mental no ambiente de trabalho

O “Vida em Equilíbrio: Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio no Ambiente Corporativo”, acontecerá na próxima terça-feira (10), às 7h30, na sede da ACE Jundiaí

Published

on

Evento da ACE Jundiai
Foto: ACE Jundiaí

O cuidado com a saúde mental no ambiente de trabalho é um tema cada vez mais urgente e necessário para as empresas. Reconhecendo essa demanda, o Núcleo Empresarial Gente & Gestão, da Associação Comercial Empresarial (ACE Jundiaí), organizará o 2º Encontro ACE de Gente & Gestão. Este evento, com foco no tema "Vida em Equilíbrio: Saúde Mental e Prevenção ao…

Continue Reading

Jundiaí

DAE Jundiaí inicia obras de novo parque com 36 mil m² na Represa Moisés

Espaço terá lago, trilhas e quadras de beach tennis para lazer da população

Published

on

Novo parque em Jundiaí, na região do Jardim Samambaia

No final de agosto, a DAE Jundiaí começou a construção de um novo parque na Represa Moisés, Jardim Samambaia. O parque fará parte do complexo administrado pela empresa que, atualmente, é composto pelo Parque da Cidade e Mundo das Crianças.  O novo parque deverá ter área total de 36 mil m² com lago, trilhas para caminhadas, quadras de beach tennis,…

Continue Reading

Jundiaí

Jogos da Melhor Idade de Jundiaí está com as inscrições abertas; confira

O evento deste ano terá jogos de atletismo, bocha, buraco, damas, dominó, natação, tênis, tênis de mesa, tênis de praia (beach tennis), truco, vôlei adaptado e xadrez. Saiba mais.

Published

on

Idosos em Jogos da Melhor Idade em Jundiaí
Os Jogos da Melhor Idade 2024 acontecerão entre 28 de setembro e 4 de outubro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí abriu as inscrições para a nova edição dos Jogos da Melhor Idade, evento que valoriza e fomenta a prática esportiva entre os idosos +60. O evento está prevista para acontecer entre 28 de setembro e 4 de outubro, nas modalidades de atletismo, bocha, buraco, damas, dominó, natação, tênis, tênis de mesa, tênis de praia (beach tennis), truco, vôlei adaptado…

Continue Reading
Advertisement