
As iniciativas de Jundiaí desenvolvidas desde outubro de 2018 voltadas à infância foram destaque no lançamento internacional do livro “A Cidade das Crianças”, realizado na tarde de sexta (14). O prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB) conversou com o pedagogo italiano Francesco Tonucci, autor da obra, e participou também da adesão do município português de Valongo à rede mundial de Cidades das Crianças – da qual os jundiaienses e outras 200 cidades fazem parte.
“Em Jundiaí, a autonomia das crianças foi resultado da escuta que passamos a fazer com elas. A partir daí surgiram pequenas atitudes que se revelaram transformadoras, na medida em que devolveram a elas o protagonismo na tomada de decisões importantes. São atitudes simples, como repensar a altura das placas para que a criança também possa ler e se localizar; tornar o caminho até a escola brincável e com sombra; pensar em atividades educacionais ao ar livre pelo desemparedamento na retomada às aulas e o fechamento de ruas para que as crianças possam brincar”, compartilhou Luiz Fernando.
Exemplo
Citando o exemplo de Jundiaí, Tonucci deu as boas-vindas a Valongo. “Devolver a cidade às crianças é nossa obrigação e um importante presente que podemos dar a elas. E isso só será possível se a cidade se tornar brincável e se os pais e cuidadores não tiverem medo, permitindo que as crianças desenvolvam a sua autonomia enquanto seres humanos. Esta é passagem mágica: quando os adultos tornam suas as demandas das crianças e iniciam essa transformação. Que Valongo possa, como Jundiaí, ser uma boa influência para outros municípios de língua portuguesa”.
[tdj-leia-tambem]
Além do professor Tonucci, também participaram do evento o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro; o alcaide (cargo similar ao de prefeito) da cidade espanhola de Pontevedra, Miguel Anxo Lores; a professora Rosa Madeira, da Universidade portuguesa de Aveiro; sob a moderação do jornalista Abel Coentrão, do periódico português “Público”. Por Jundiaí, o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, um dos interlocutores para o assunto da Infância na Prefeitura e o condutor das reuniões do Comitê das Crianças, acompanhou a reunião.