Região da Vila Arens vista de cima
Foto: Prefeitura de Jundiaí

No primeiro dia do evento Smart City Business Congress America 2022, em São Paulo, Jundiaí foi destaque com o compartilhamento de diferentes cases de sucesso ao longo desta quarta-feira (25) sobre o tema Cidades Inteligentes. No período da manhã, o gestor de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi, apresentou a palestra “Planejando a Cidade Inteligente”. Ao longo do dia outros gestores municipais também participaram com outras palestras em painéis variados.

“Jundiaí tem o programa Cidade Inteligente, com investimentos previstos em nosso Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 e com o objetivo de usar as inovações tecnológicas para melhorar cada vez mais o serviço público levado à nossa população, facilitando a vida das pessoas que mais precisam do poder público”, declara Parimoschi. “Cidade Inteligente tem que ser inclusiva, ou seja, para todos, e com a efetividade da entrega do serviço para o morador.” Parimoschi também abordou detalhes do programa Cidade Inteligente, com ações aplicadas na prática como o Campus Jundiaí, o portal Jundiaí Empreendedora e o investimento em 500 quilômetros de infovia digital. “Na Saúde, implantamos a teleinterconsulta nas novas UBS, com um especialista médico atendendo junto com o médico clínico, e na Educação levamos a robótica e ferramentas de tecnologia para a sala de aula da Escola Inovadora.”

Durante dois dias de evento, a Cijun manteve um stand na Smart City Business Congress America 2022, com o objetivo de apresentar as inovações da cidade, por meio da equipe, que apresentou ao público presente os sistemas e soluções usadas em Jundiaí.

Na noite da última terça-feira (24), durante a cerimônia de abertura do Smart City Business Congress, Jundiaí recebeu seu segundo prêmio Inovacidade, justamente para o projeto de teleinterconsulta citado por Parimoschi.

DAE é referência nacional em saneamento

Equipe da DAE, representada pelo diretor superintendente de Gestão da DAE Jundiaí, Evandro Biancarelli, participou do evento (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O diretor superintendente de Gestão da DAE Jundiaí, Evandro Biancarelli, compôs a lista de palestrantes na edição 2022 do Congresso Smart City Business.

Segundo a organização do evento, como as medições realizadas por concessionárias de serviço público – incluindo a DAE – são feitas de forma presencial e por unidade, novas iniciativas são avaliadas, com o objetivo de garantir mais eficiência e segurança, além de reduzir custos. No caso da medição, a tecnologia pode permitir análises remotas, por exemplo.

Para o diretor da DAE, este é um desafio. “Temos 110 mil ligações hidrometradas em Jundiaí, com diferentes fornecedores de hidrômetros contratados ao longo dos anos. Renovamos o parque a cada cinco anos, por orientação do Inmetro, a partir de licitações que visam o menor preço. Nosso desafio é contratar um serviço lidando com diferentes equipamentos e tecnologias, de tamanhos diversos (pequenos e grandes consumidores), buscando integrá-los”, avaliou.

[tdj-leia-tambem]